Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ferramentas:value_proposition_canvas

Value Proposition Canvas

O Canvas de Proposta de Valor possibilita entender melhor as necessidades e a realidade do potencial cliente visando obter uma solução alinhada com o que ele espera. Ela é indicada durante o período de amadurecimento de um negócio ainda incipiente ou para entender os clientes em uma empresa mais estruturada. Este canvas busca elucidar a razão pela qual os clientes deveriam optar pela oferta proposta em vez de recorrer a qualquer outra opção no mercado e, por isso, sua definição precisa tornou-se essencial para os negócios. Ao perceber a importância da proposta de valor para um negócio e com base em estudos e artigos feitos por outras pessoas, Alexsander Osterwalder decidiu criar o Value Proposition Canvas, que é uma espécie de zoom-in nos campos de proposta de valor e segmentos de clientes do Business Model Canvas. Como mostrado na figura abaixo, o Canvas de Proposta de Valor engloba basicamente duas estruturas principais - a Proposta de Valor e o Perfil do Cliente - que constituem perspectivas para mostrar em detalhes como o valor é criado pelo produto, percebido pelo cliente e como os dois se conectam.

Perfil do Cliente - é preciso entender qual é público-alvo, quais são suas necessidades, seus anseios e desejos, suas “dores” e “ganhos” esperados, bem como saber quais seriam suas tarefas a realizar para depois buscar meios de gerar ou agregar valor para este.

Proposta de Valor - à medida que se entende melhor o perfil do público-alvo, deve-se buscar formas de agregar valor às suas necessidades, ajudando-os a resolver seus problemas, buscando identificar formas de realizar o “encaixe mercado-produto” ou o “encaixe problema-solução”. Este canvas ajuda a caminhar nesta direção de uma forma mais estruturada, como ilustrado.

O uso do Canvas de Proposta de Valor traz alguns benefícios: possibilita entender melhor as necessidades do cliente; desenvolver produtos conforme a necessidade de seus usuários, economizando tempo e dinheiro; comparar o que será/ está sendo entregue com a necessidade identificada junto ao cliente.

Em seu uso, é fundamental desenvolver a empatia - conseguir se colocar na posição do cliente/ usuários e entender a sua realidade, visando melhor identificar os benefícios do seu produto/ serviço proposto. Pata tal, pode ser útil conhecer também o Mapa de Empatia.

ferramentas/value_proposition_canvas.txt · Última modificação: 2021/03/12 08:43 (edição externa)