Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ferramentas:business_model_canvas

Business Model Canvas

O interesse em estruturar um negócio pode ter diversas origens, entre elas, a identificação de problemas a serem resolvidos, o inconformismo com uma situação presente, a vontade de realizar coisas novas ou a identificação de oportunidades. Ao se desenvolver uma capacidade de gerenciar adequada, torna-se possível transformar tais situações em “problemas resolvíveis” ou “sonhos viáveis”. Para tal, um caminho comum tem siso um Modelo de Negócio (definição da forma como a empresa gera, fornece e mantém seu valor para a sociedade) juntamente com um Plano de Negócio (documento que reúne informações de como o negócio é ou deverá ser).

Em um ambiente ainda instável e sujeito a constantes mudanças, como ocorre em empresas nascentes e inovadoras, definir um Plano de Negócios parece não ser um caminho adequado. Nesse cenário, torna-se necessário algo que ajude a nortear a direção a ser seguida, que forneça uma visão bem definida de como o negócio deve ser, que possa unir a equipe em torno de um objetivo comum, constituindo uma base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de potenciais mudanças.

Visando atender tais demandas, foi proposto por Osterwalder e Pigneur (2011) o Business Model Canvas (BMC), uma ferramenta para gerenciamento estratégico que, de forma simples, eficiente, objetiva e direta, representa os elementos fundamentais de um negócio [3]. De fácil entendimento pelos envolvidos e rápido de ser definido e atualizado, o BMC deve ser gerado de forma colaborativa em uma sessão de brainstorming.

O BMC possui nove pontos-chave que mapeiam os principais itens que constituem um plano de negócio, organizado em quatro grandes áreas [3]: oferta (proposição de valor), clientes (segmentos de clientes, relacionamentos com clientes e canais de comunicação), infraestrutura (atividades-chave, recursos-chave e parceiros-chave) e finanças (fontes de receita e estrutura de custos). Sua aplicação é bastante abrangente, atendendo tanto empresas nascentes quanto de grande porte, como ferramenta de inovação para elaborar modelos de negócio.

o Business Model Canvas é apresentado na figura abaixo. Nele estão destacadas as quatro grandes áreas e os nove pontos chave que mapeiam os principais itens de um negócio.

Figura - Business Model Canvas: estrutura e orientações para preenchimento, adaptado de [A. Osterwalder, Y. Pigneur, Business Model Generation: inovação em modelos de negócios, Alta Books, 2011] - disponível em http://strategyzer.com/canvas

ferramentas/business_model_canvas.txt · Última modificação: 2021/03/12 08:43 (edição externa)