Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


processos:gov

GOV – Governança de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

A execução de uma política de gestão de PDI na empresa permite que a maturidade da empresa aumente em relação a seus concorrentes. “Muitos ainda enxergam a inovação como aquela força criativa que não pode ser controlada, mas nosso estudo mostra que uma abordagem sistêmica da gestão e a governança extensiva da inovação pode ter impacto financeiro significativo”, explica Paul Daugherty, CTIO da Accenture.

A Governança de PDI, ou governança de inovação, é responsável por garantir que os processos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação estejam alinhados com a estratégia do negócio e agreguem valor para a organização. Isso é feito por meio de normas, políticas e diretrizes pensadas essencialmente em melhorar o desempenho do negócio.

A governança estabelece uma direção e fiscaliza se ela está sendo cumprida. A governança de inovação define processos, assegura que eles estão sendo seguidos e atribui papéis e responsabilidades.

Objetivos

O propósito do processo de Governança de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é estabelecer e manter um modelo organizacional alinhado aos objetivos estratégicos de PDI, contendo mecanismos e estruturas de governança que orientem as principais iniciativas e a interação entre as partes envolvidas.

Uma organização deve ter uma política de PDI com os objetivos e resultados claros para que seja possível monitora-los e garantir que contribuirão com os objetivos gerais da empresa.

Importância e benefícios esperados

A governança é um programa essencial de atividades que força a criação de padrões, estruturas, papéis e responsabilidades, com o objetivo de medir, gerenciar e melhorar a eficiência da organização.

Um dos papeis fundamentais da governança da inovação é conseguir identificar qual é o mercado de atuação da empresa e definir qual será a orientação para a gestão da inovação.

Os benefícios são:

  • Estabelecer a estratégia de inovação
  • Estabelecer os critérios de inovação
  • Estabelecer metas de inovação
  • Estabelecer ferramentas e recursos tecnológicos para suporte à inovação
  • Fomentar a cultura e ações de inovação
  • Estabelecer uma sistemática de governança (ciclo de vida)
  • Identificar lideranças de inovação
  • Estabelecer mecanismos de mudanças

Resultados esperados

Este processo é formado pelo conjunto de resultados esperados apresentados a seguir.

GOV1 (perfil I) - Uma abordagem para a Governança de PDI é estabelecida, de forma alinhada aos objetivos estratégicos de PDI.

GOV2 (perfil II) - Uma sistemática para planejamento e acompanhamento das atividades de gestão de PDI, incluindo objetivos, atribuição de responsabilidades, comunicações e recursos necessários, bem como a capacitação dos envolvidos, é estabelecida com apoio da alta gestão.

GOV3 (perfil III) - Um processo organizacional para pesquisa, desenvolvimento e inovação é definido, documentado e evoluído, incluindo atividades, papéis e responsabilidades, produtos de trabalho e infraestrutura de apoio.

GOV4 (perfil III) - Orientações sobre como adequar o processo organizacional são definidas e o processo é instanciado para situações específicas.

GOV5 (perfil III) - Registros e dados referentes à experiência de uso dos processos são disponibilizados e analisados, fornecendo uma base para melhoria de processos.

GOV6 (perfil III) - Melhorias no processo organizacional são executadas com o apoio da alta gestão.

GOV7 (perfil III) - Mudanças no processo organizacional e em questões relacionadas a PDI são realizadas de forma controlada.

GOV8 (perfil III) - Os atributos de processos (APs) de cada perfil, que expressam a capacidade e o grau de refinamento e institucionalização com que o conjunto dos processos daquele perfil são executados na organização, são atendidos.

Termos relevantes

Algumas formas de realização

Para a implementação da Governança da Inovação, é necessário analisar o ambiente da empresa, identificar as oportunidades e saber aplicar o seu know-how.

A governança da inovação descreve como a equipe de gerenciamento de uma empresa opta por alocar responsabilidades para a inovação dentro da organização, é a reorganização dos princípios da governança corporativa em prol da inovação. Embora o termo governança da inovação ainda não seja tão comum, a maioria das empresas reconhecidas como mais inovadoras, gerenciam a inovação segundo um modelo organizacional que envolve o comprometimento dos gestores, fazendo com que a inovação seja enraizada na empresa.

É aconselhável criar uma sistemática de gestão com diretrizes gerais e atividades de PD&I baseada em requisitos estratégicos. Criar um programa essencial de atividades que força a criação de padrões, estruturas, papéis e responsabilidades, com o objetivo de medir, gerenciar e melhorar a eficiência da organização.

Ferramentas

• Canvas

• Softwares de automação

• Gráfico de radar

• PDCA

Referências

ABNT NBR 16501:2011. Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PDI).

AENOR UNE 166001:2006. Gestión de la I+D+i: Requisitos de un proyecto de I+D+i. Website da UNE - Normalización Española.

AENOR UNE 166002:2014. Gestión de la I+D+i – Requisitos del Sistema de Gestión de la I+D+i. Website da UNE - Normalización Española.

Ver também

Octógono da Inovação – INNOSCIENCE

Oito dimensões para análise da gestão de empresas inovadoras:

  • Estratégia- A estratégia da organização é muito mais que um simples plano
  • Cultura- Ações que a alta-gestão empreende para criar um ambiente que estimule a inovação
  • Estrutura- Estrutura que possibilita a criatividade, a interação e a aprendizagem
  • Pessoas- O gerenciamento das pessoas envolve também a forma como a empresa incentiva e reconhece os inovadores.
  • Processo- Processo estruturado e formal de gestão da inovação
  • Funding- Os investimentos destinados à inovação indicam a relevância dada pela alta gestão
  • Liderança- Alta administração, líderes formais como os líderes informais comprometidos com a inovação
  • Relacionamentos- Inovação aberta, a inovação em rede, a gestão de uma cadeia de inovação

Ligações externas

Relacionamento com outros processos

A gestão de governança se relaciona com todos os aspectos da pesquisa, desenvolvimento e inovação representados pelos processos do MGPDI, como mostra a figura abaixo:

processos/gov.txt · Última modificação: 2023/03/28 18:27 por cristina