Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ferramentas:triz

Triz (Teoria da Resolução de Problemas Inventivos)

Ferramenta de resolução de problemas, análise e previsão que começou a ser desenvolvida durante os anos 50, por G. S. Altshuller, na ex-URSS. É derivada do estudo de padrões de invenção na literatura global de patentes de diferentes áreas, com o objetivo de buscar alternativas mais eficazes aos métodos para a solução criativa de problemas então disponíveis - especialmente, aos métodos puramente psicológicos. Diferenciou-se das abordagens anteriores justamente por focalizar-se nos registros do produto criativo das áreas técnicas (as patentes).

Dessa forma, a TRIZ pode ser considerada uma metodologia sistemática para a solução inventiva de problemas, orientada ao ser humano e baseada em conhecimento.

Ao estudar problemas que haviam sido resolvidos de forma criativa e procurando deles retirar informações que pudessem ser utilizadas para a solução de outros problemas, Altshuller encontrou certas regularidades no processo de solução de problemas. Com base nas regularidades identificadas, ele elaborou a TRIZ, uma metodologia para a solução de problemas.

Ela é composta por diversos métodos para a formulação e a solução de problemas, uma base de conhecimento e padrões da evolução dos sistemas técnicos. A literatura menciona que a TRIZ ainda está no início de seu desenvolvimento e que muitos conhecimentos científicos ainda serão adicionados à base de dados e métodos mais eficazes serão desenvolvidos e/ou unificados aos já existentes na TRIZ e em áreas correlatas.

O uso da TRIZ vem se expandindo para áreas não técnicas (administração e pedagogia, entre outras). Por falta de intercâmbio científico com os países ocidentais durante o regime comunista da ex-URSS, a difusão da TRIZ no Ocidente ocorre há pouco mais de duas décadas, com intensidade maior a partir de 1995.

ferramentas/triz.txt · Última modificação: 2021/03/12 08:43 (edição externa)