Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ferramentas:modelo_de_duas_rodas

Modelo das Duas Rodas (MDR)

Proposto por professores da UFMG e UFV, o Modelo das Duas Rodas (MDR) é uma iniciativa resultante de parceria com a FIEMG e outras entidades que atuaram na melhoria e implantação prática do MDR em dezenas de empresas.

Basicamente o MDR é constituído por quatro módulos: Módulo do Comitê Estratégico, Módulo do Comitê de Implantação, Módulo das Equipes de Projetos e Módulo de Organização do Trabalho. A Figura a seguir, originária de [1], ilustra os módulos, com a designação da equipe responsável por eles e a forma como eles se relacionam.

  • Comitê Estratégico: está direcionado ao estabelecimento de diretrizes estratégicas para os esforços de inovação a partir da visão de longo prazo da organização.
  • Comitê de Implantação: age no nível tático da empresa e tem a função principal de gerenciar o portfólio de inovação, contendo as ideias e o conjunto projetos em andamento.
  • Equipes de Projetos: foca-se na operacionalização de cada projeto de inovação, conforme sua natureza (novo produto, processo, modelo de negócio, organizacional) e estabelece a visão processual do modelo.
  • Organização do Trabalho: constitui um suporte para todas as equipes, a fim de garantir a boa gestão de pessoas que possam contribuir efetivamente com o processo de inovação. Ele representa as ações que garantam aprendizagem e enraizamento de uma cultura de inovação permanente.

O MDR busca maior adequação à realidade de pequenas e médias empresas (PME’s) e baseia-se na lógica do ciclo de melhoria PDCA aplicado aos processos gerenciais de inovação.

[1] BAGNO, R. B. e FARIA, A. F. (Ed.). O Modelo das Duas Rodas: Uma Referência para o Sistema de Gestão da Inovação em Pequenas e Médias Empresas. Viçosa, MG: Editora UFV, 2017.

ferramentas/modelo_de_duas_rodas.txt · Última modificação: 2021/03/12 08:43 (edição externa)