Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ferramentas:modelo_de_desenvolvimento_de_produto

Modelo de Referência para o Desenvolvimento de Novos Produtos

Este modelo foi desenvolvido no Brasil por pesquisadores da área de Engenharia de Produção da USP, UFSCAR e UFSC [1]. Eles somaram ao Modelo Stage Gates uma perspectiva informacional, propondo que os estágios do desenvolvimento fossem agrupados em 3 macrofases distintas, que vão desde o planejamento estratégico dos produtos até sua descontinuidade, conforme ilustrado na figura: Pré-Desenvolvimento, Desenvolvimento e Pós-Desenvolvimento.

A existência de marcos intermediários (milestones) sugere pontos de monitoramento e controle de atividades consideradas críticas, antecedendo às decisões formais de cada gate.

Cada projeto é apoiado por uma gestão contínua de mudanças, cujas necessidades são desencadeadas por resultados de testes, viabilidade de desenvolvimento, restrições tecnológicas e legislação, entre outros, resultando em oportunidades de aprendizagem.

Normalmente os modelos mais estruturados de desenvolvimento de produtos, como o acima, são mais utilizados em inovações incrementais, uma vez que pressupõem que as ideias de inovação possam ser bem definidas pelo leque tecnológico existente, pela estratégia previamente definida na organização ou pela voz do mercado.

Vale ressaltar que a maior parte dos projetos de inovação em engenharia, mesmo de uma organização muito inovadora, será sempre caracterizada por projetos desta natureza.

[1] ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE, R. K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542 p

ferramentas/modelo_de_desenvolvimento_de_produto.txt · Última modificação: 2021/03/12 08:43 (edição externa)