Inscreva-se:
https://www.sympla.com.br/encontros-mgpdi–webinar-inovacao-e-gestao-da-colaboracao-col__1121572
Tópicos:
1 – Gestão do Conhecimento e Inovação
2 – Conhecimento organizacional: valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das organizações
3 – Relação da Gestão do Conhecimento e Inovação
4 – O processo de Gestão do Conhecimento do modelo MGPDI
Inscrições gratuitas: AQUI
Em 18 e 19 de novembro de 2020, de 08:30-12:30h, Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado, da QualityFocus – avaliadores e instrutores do MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) ministraram o curso e prova C1/P1 – “Introdução ao MGPDI”, na modalidade online (Skype), com dois objetivos: estar apto a apoiar a implementação de um programa de melhoria da inovação MGPDI em uma organização; entender o contexto de inovação e como ajudar empresas a inovar.
Dezoito participantes do curso foram aprovados na prova. Veja o depoimento de 14 deles:
As inscrições gratuitas, no link : https://www.sympla.com.br/encontros-mgpdi—live-desafio-da-inovacao-aos-pequenos-negocios__1050853
Dando continuidade aos Encontros MGPDI será realizada mais esta Live, dia 29 de outubro de 2020, às 17 horas:
——> Como fazer Inovação & Transformação Digital nas organizações, na prática?
——> Os principais benefícios da Inovação & Transformação Digital para as empresas.
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/live-beneficios-da-inovacao-e-da-transformacao-digital__1018613
Preencha seu cadastro: http://bit.do/fJFJP
COMUNICADO SOFTSUL/MGPDI 04/2020
C1/P1 MGPDI: Curso e Prova de Introdução ao MGPDI
Data: 18 e 19Nov2020 (4ª e 5ª feira) – Horário: 0830-1230h (total de 8 horas)
Modalidade: curso online (via Skype)
Instrutores: Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado – QualityFocus (instrutores e avaliadores líder credenciados no MGPDI)
Contato: Rosane Melchionna: rosane@softsul.org.br
Objetivo:
Conteúdo:
Outras informações:
® Marca Registrada no INPI pela SOFTSUL
A SOFTSUL está a promovendo Encontros MGPDI, uma série de encontros online relacionados com o tema da Gestão da Inovação.
O primeiro encontro foi uma Live sobre Avanços Tecnológicos versus Inovação, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2020, com a participação do Professor Luciano Döll, membro do Conselho do Instituto Döll e investidor em mais de 10 empresas ou startups e como Mediador, Renato Ferraz Machado, sócio proprietário da Qualityfocus e que faz parte da equipe técnica do MGPDI, como instrutor e avaliador.
Nesta Live, foram abordados os tipos de inovação nos dias atuais e os avanços tecnológicos como propulsores da inovação e as dificuldades e os desafios para as organizações e os instrumentos que podem ser úteis para alavancar a inovação nas empresas (MGPDI, Normas, Manuais, etc.).
A Live foi endereçada aos profissionais interessados no MGPDI (Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), que é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas para orientar as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O MGPDI baseia-se em processos definidos nos modelos internacionais de inovação para atender a necessidade de implantar nas empresas de forma adequada os princípios da inovação, conforme as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores.
Para assistir a live clique no link:
https://www.instagram.com/tv/CFvA2lkFcr3/?igshid=12ds4dlfae6fo
O RioInfo 2020 aconteceu pela primeira vez 100% on line, nos dias 15, 16 e 17 de setembro e a exemplo dos anos anteriores, a SOFTSUL apoiou este evento, que já é uma tradição há 18 anos.
Na edição deste ano da RioInfo, a SOFTSUL e o SENAI Londrina promoveram o painel “Gestão da Inovação e Transformação Digital”, com José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL e Edenilson Rodrigues Burity, Consultor de Negócios do Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação. A moderadora do painel foi Cristina Ângela Filipack Machado, sócia da Quality Focus.
O Painel abordou temas como:
Por que é tão difícil inovar em empresas já consolidadas?
– Como conciliar processos e inovação já que existe um preconceito em relação a processo x inovação?
– Todos estão atrás de uma boa ideia, como faço para encontrá-la?
– Como posso transformar uma boa ideia em um negócio rentável?
– Como o MGPDI – Modelo de Gestão,Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação pode ajudar nestas questões?
O Painel Gestão da Inovação e Transformação Digital faz parte da Trilha Temática Formação, na programação da RioInfo 2020!!
Se você quer ver a gravação acesse o link do google drive :
https://drive.google.com/drive/folders/1CVkajs01oj8sXL7NZDMwfmnJiqhSriVK
Confira o texto O Modelo de Gestão da P,D&I nas organizações escrito por Izoulet Cortes Filho no site comunidadesebrae.com.br.
Increva-se, participe e fique sabendo das novidades. Compartilhe!
Em 27 de Janeiro de 2020, de 15 às 16h, em Curitiba-PR, no CRA-PR – Conselho Regional de Administração do Paraná, Kival Weber – coordenador executivo do Projeto MGPDI apresentou o “MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações” à Câmara de Gestão Inovação e Tecnologia.
Na foto, no sentido horário: Ailton Renato Dörl – Vice Presidente do CRA-PR; Paulo de Manuel – Diretor Presidente da Sigma Dataserv; Márcio Nakayama Miura – Delegado do CRA-PR; Eloi Mamcasz, da Ponto Gestor, de Guarapuava-PR; Kival Weber – MGPDI/SOFTSUL; Izoulet Cortes Filho – Consultor de Projetos e Negócios. Internacionais.
A apresentação foi boa, segundo Kival Weber, com possibilidade de evoluir para uma parceria visando a disseminação do MGPDI no Paraná com apoio do CRA-PR.
Foram publicados nesse sítio Web:
COMUNICADO SOFTSUL-MGPDI 03/2019 sobre implementações em andamento para avaliações no Perfil I – Processos Executados do MGPDI :em Abril de 2020 na e-GET (www.e-get.com.br) e Junho de 2020 na KOPP (www.kopp.com.br), em Santa Cruz do Sul-RS;
COMUNICADO SOFTSUL-MGPDI 04/2019 sobre implementação-piloto recém iniciada para avaliação no 2º semestre de 2020 no Perfil II – Processos Gerenciados do MGPDI na SCHALTER (www.schalter.com.br), em Porto Alegre-RS.
“O curso de introdução consegue apresentar um panorama sobre o MGPDI, abordando um tema muito importante na atualidade.” Anderson Costa, UEPA – Universidade do Estado do Pará, Belém-PA.
“Como curso introdutório atendeu plenamente as expectativas. Sugiro em outras oportunidade semelhantes utilizar exemplos de cases fictícios.” Arnaldo Miranda, diretor da Fundação Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Belém-PA.
“Muito obrigado.” Cassius Carvalho, Avaliador Interno do MGPDI na SCHALTER, Porto Alegre-RS.
“O tempo do curso (8 horas) foi adequado para o objetivo de introduzir o MGPDI. A apresentação foi clara e objetiva, suficiente para transmitir o básico e orientar a busca e estudo de mais detalhes. Valeu a pena. Bom trabalho.” Clenio Salviano, MGPDI Senior Advisor, Campinas-SP.
“O curso de introdução foi uma ótima experiência para ter uma visão geral do MGPDI. Valeu o tempo empregado.” Danilo Scalet, MGPDI Senior Advisor, Curitiba-PR.
“A oportunidade de participação neste curso a distância é muito importante para a disseminação da cultura da inovação nas organizações.” Dênis Camurça, IFPA – Instituto Federal do Pará, Bragança-PA.
“Como curso introdutório foi muito bem articulado e bem didático, parabéns.” Luciana Ferreira, professora da UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém-PA.
“O curso básico de MGPDI foi uma ótima oportunidade para apresentação de conceitos de grande relevância na atualidade. Objetivo e claro!” Maíra Sadeck, aluna do mestrado em Gestão de Conhecimentos e Desenvolvimento Sustentável da UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém-PA.
“Considero que o curso foi bastante produtivo, levarei como resultado um entendimento mais claro das possiblidades de implementação de métodos de gestão qualificados e do modelo MGPDI como um instrumento viável. Obrigado!” Milksom Campelo, Fundação Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Belém-PA.
Em 25 de novembro de 2019, de 8-12h e 1330-1700h, por Skype, a instrutora Cristina Filipak Machado – Avaliadora Líder do MGPDI ministrou o curso e prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações).
O objetivo do curso foi o de apresentar uma visão geral do: i) Projeto MGPDI; ii) Modelo de Referência MR-MGPDI; iii) Modelo de Avaliação MA-MGPDI.
MGPDI Senior Advisor é um colaborador voluntário, com grande conhecimento nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Research, Development and Innovation) e/ou Melhoria de Processos (Process Improvement), convidado pela SOFTSUL (no âmbito do Projeto MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações) para aconselhar e orientar, especialmente quando solicitado, tanto a Equipe Técnica do Modelo (ETM) quanto a Unidade de Executiva do Projeto (UEP).
Danilo Scalet (foto) é o novo “MGPDI Senior Advisor”. Diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas da CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, área responsável pelo projeto e implantação de soluções digitais corporativas para o Governo do Estado do Paraná, incluindo projeto de Governo Digital do Estado do Paraná. Foi diretor da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e Membro da Equipe Técnica do Modelo do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), sendo editor do Guia de Aquisição do MPS.BR. Atuou junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na elaboração de Normas Técnicas relacionadas a Requisitos e Avaliação da Qualidade de Software tendo coordenado a elaboração de 13 Normas Brasileiras voltadas à Qualidade de Software. Na ISO/IEC, foi membro do “Working Group” de Avaliação de Qualidade de Produto de Software (ISO/IEC JTC1 SC7 WG6), sendo: i) editor das Normas Internacionais ISO/IEC 25000 – Guide to SquaRE e ISO/IEC 25040 – Evaluation reference model and guide; ii) co-editor das Normas Internacionais ISO/IEC 25020 – Measurement reference model and guide, ISO/IEC 25045 Systems and Software Engineering – Systems and Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Evaluation Module for Recoverability e ISO/IEC 25041 Systems and software engineering – Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Evaluation guide for developers, acquirers and evaluators.
Veja na seção Profissionais/Senior Advisors o miniCV dos outros três “MGPDI Senior Advisors”: Paulo Keglevich, Clênio Salviano e Márcio Spinosa.
Em 26 de Setembro de 2019, de 16-17h, Kival Weber – coordenador executivo do projeto MGPDI fez uma apresentação intitulada “Gestão da PDI nas organizações, com o modelo MGPDI” (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para turma do “Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”, na UFPR – Campus Botânico, em Curitiba-PR.
A palestra foi boa, com bastante participação da turma especialmente no final (Perguntas & Respostas).
Esta apresentação.ppt sobre o MGPDI está publicada na seção Biblioteca/Apresentações.
Em 22 de Agosto, de 10-12h, José Antonio Antonioni apresentou o MGPDI – Modelo de Gestão da PDI no Workshop sobre “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas Organizações”, junto com apresentação da BRAFIP – Plataforma Tecnológica Brasileira pelo seu presidente Roberto Mayer, no renomado evento MyInova Summit 2019 (http://myinova.tech/), da ASSESPRO, no SEBRAE-PR em Curitiba.
Esta apresentação.ppt sobre o MGPDI está publicada na seção Biblioteca/Apresentações.
O público presente foi bom, assistiu atentamente às duas apresentações e participou ativamente na meia hora final do workshop (Perguntas e Respostas) manifestando interesse no MGPDI.
A empresa E-Get, que participa do grupo de empresas de Santa Cruz do Sul que implementam o Modelo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) atraves da parceria SOFTSUL e a ATIVALES premia mensalmente seus colaboradores pelas ideias inovadoras apresentadas.
Este é o segundo mês que a empresa executa esta ação voltada à inovação desenvolvida pelo time de inovação da E-GET com resultados positivos. Através das idéias, o time de inovação dá inicio ao desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus clientes utilizando os processos e práticas do Modelo MGPDI.
A E-Get é lider de mercado no desenvolvimento de sistemas baseados em Business Intelligence na gestão para o mercado de cervejas.
Ciclo de “TED talks” sobre implementação de processos do MGPDI, via Skype (até 18’, 10-12 slides.ppt cada)
Na Reunião CGP – Conselho de Gestão do Projeto, em 26 de junho de 2019, via Skype: Kival Weber – coordenador executivo do projeto MGPDI e José Antonio Antonioni apresentaram “TED talk” sobre o processo COL – Gestão da Colaboração e Rosane Melchionna – vice coordenadora da ETM MGPDI apresentou “TED Talk” sobre o processo PIN – Gestão da Propriedade Intelectual.
Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, , em 24 de julho de 2019, via Skype: Renato Volpe/ ASR apresentou “TED talk” sobre o processo IND – Gestão de Indicadores e Rodrigo Quites/ UFPA apresentou “TED talk” sobre o processo CON – Gestão do Conhecimento.
Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, em 14 de agosto de 2019, via Skype: Rosane Melchionna e José Antonio Antonioni apresentarão “TED talk” sobre o processo GOV – Governança da PDI, Rodrigo Quites/ UFPA apresentará “TED talk” sobre o processo DES – Gestão da Pesquisa e Desenvolvimento e Suzana Sampaio/ UFRPE apresentará “TED talk” sobre o processo IDE – Gestão de Ideias
Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, em 11 de setembro de 2019, via Skype: Ana Marcia Debiasi Duarte/ UNOESC apresentará “TED talk” sobre o processo PRO – Gestão de Projetos de PDI, Edenilson Burity/ SENAI Londrina e Renato Machado/ QUALITY FOCUS apresentarão “TED talk” sobre o processo POR – Gestão de Portfolio e Cristina Filipak Machado/ QUALITY FOCUS e Paulo Keglevich/ KSC apresentarão “TED talk” sobre o processso RIS – Gestão de Riscos e Incertezas.
As apresentações.ppt realizadas estão na seção Biblioteca deste site.
O CGP MGPDI – Conselho de Gestão do Projeto é composto pelas principais partes interessadas (stakeholders) no projeto MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, com o objetivo de “apoiar à SOFTSUL tanto no planejamento das atividades anuais quanto no acompanhamento da execução dessas atividades”.
O CGP se reúne semestralmente: no primeiro semestre para acompanhar a execução do documento PLA – Planejamento anual; no segundo semestre para apreciar o documento ACR – Análise Crítica dos Resultados daquele ano e aprovar a proposta do documento PLA do ano seguinte. Estes documentos são parte integrante da Metodologia do Marco Lógico (em inglês, LFA – Logical Framework Approach) usada na gestão do projeto. Estão disponíveis tanto os dois documentos ACR e PLA quanto as Notas das duas Reu CGP, anuais.
A próxima reunião do CGP MGPDI será realizada no dia 26 de junho de 2019, de 10-12h, por Skype.
Em 20 e 21 de maio de 2019, foram realizadas três reuniões para apresentar ‘pitchs’ do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações (www.mgpdi.org.br) para:
Estas reuniões foram muito boas, com boas perspectivas para promover vendas (Go2Market) do modelo no Paraná.
Através da parceria SOFTSUL e a ATIVALES, as empresas de Santa Cruz do Sul se reuniram em um grupo para implementar o Modelo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
A ação teve origem no dia 23 de novembro, quando a SOFTSUL e a ATIVALES realizaram um workshop sobre o Modelo MGPDI no TECNOUNISC, em Santa Cruz do Sul e posteriormente as empresas participaram de uma etapa de diagnóstico de Inovação, sob coordenação da SOFTSUL.
A E-Get Desenvolvimento de sistemas, Kopp Tecnologia e Tekan Mobile Solutions foram as empresas deste grupo que já iniciaram a implementação do MGPDI .
As empresas de Santa Cruz que não puderam participar desta rodada de treinamento e do Diagnostico de Inovação que tem interesse em conhecer e implementar os processos do MGPDI podem entrar em contato com a SOFTSUL ou com a ATIVALES. O workshop e o Diagnostico de Inovação não tem custo para este grupo de empresas.
Aconteceu no dia 07 de maio de 2019 o Workshop Interativo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Pato Branco-PR, para os empresários da região com o apoio do SEBRAETEC e Quality Foccus e com a participação da consultora Ivânia Ramos da I.R Consultoria.
O objetivo alcançado foi a troca de experiencias relatadas sobre a inovação nas empresas de Pato Branco e a apresentação do Modelo MGPDI que é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Os palestrantes foram o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos Rosane Melchionna.
Na sequencia dos resultados do workshop as empresas participantes iniciarão a implementação do Modelo MGPDI nas suas organizações com a implementadora Ivânia Ramos.
Ocorreu no dia 24 de janeiro, a primeira reunião dos conselheiros que atuam na Comissão da Lei de Inovação – LI do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (COMCET).
Durante a reunião foram definidas as próximas ações da Comissão, utilizando principalmente os subsídios adquiridos após as reuniões com o executivo municipal e vereadores da capital, realizados no final de 2018 e início de 2019.
Ao término do encontro foi marcada uma reunião com o grupo da Aliança pela Inovação para apresentar o estágio atual da LI entregue ao executivo municipal e vereadores. O COMCET será representado pelo presidente Jorge Branco e o conselheiro da SOFTSUL Carlos Augusto Corrêa.
Cinco empresas de Santa Cruz do Sul, no interior do estado, passaram pelo diagnóstico do Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) ao longo do mês de janeiro, sob coordenação da SOFTSUL.
A ação teve origem no dia 23 de novembro, quando a SOFTSUL e a Ativales realizaram um workshop no TECNOUNISC, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, o presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos, Rosane Melchionna, ministraram um workshop sobre o Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI).
A expectativa após o diagnóstico é reunir o grupo para implementar o modelo nas empresas, identificando lacunas e gargalos, para em cima disso pensar em melhorias personalizadas. Os prazos são de seis meses para implementação e até três meses para avaliação. Empresas interessadas em implementar o MGPDI de qualquer parte do Estado que queiram participar desse grupo de empresas, podem entrar em contato com a SOFTSUL no e-mail mgpdi@softsul.org.br.
Aconteceu no dia 23 de Novembro o WORKSHOP MGPDI EM SANTA CRUZ DO SUL
Visando identificar de forma conjunta e colaborativa os principais aspectos e dificuldades das empresas relacionadas à inovação, a SOFTSUL e ATIVALLES promoveram no dia 23 de novembro um workshop para apresentar o Modelo de Gestão de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (MGPDI). O evento ocorreu no auditório do bloco 19 no TECNOUNISC na Universidade de Santa Cruz do Sul.
Os palestrantes foram o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos Rosane Melchionna.
O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O MGPDI é um instrumento de grande valor para o desenvolvimento das organizações e se aplica na gestão da inovação em empresas de todos os portes e de todos os setores da economia.
Visando identificar de forma conjunta e colaborativa os principais aspectos e dificuldades das empresas relacionadas à inovação, a SOFTSUL promoveu na tarde de 23 de agosto um workshop para apresentar o Modelo de Gestão de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (MGPDI).
Conversamos com Cristina Filipak Machado, Avaliadora do MGPDI, que apresentou a metodologia na 17th Internacional Conference – SPICE 2017, em Palma de Mallorca (Espanha), no início de outubro.