[gtranslate]

NOTÍCIAS

Curso e Prova C1/P1 MGPDI, 18-19NOV2020

Em 18 e 19 de novembro de 2020, de 08:30-12:30h, Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado, da QualityFocus – avaliadores e instrutores do MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) ministraram o curso e prova C1/P1 – “Introdução ao MGPDI”, na modalidade online (Skype), com dois objetivos: estar apto a apoiar a implementação de um programa de melhoria da inovação MGPDI em uma organização; entender o contexto de inovação e como ajudar empresas a inovar.

Dezoito participantes do curso foram aprovados na prova. Veja o depoimento  de 14 deles:

  1. “Eu gostei muito do curso MGPDI. Ele foi muito instrutivo. O modelo fornece uma forma estruturada de se trabalhar com algo tão criativo e tão subjetivo que é a geração de ideias para Inovação. Fornece boas práticas para se avaliar o desempenho desse processo criativo com foco endereçado a resultados, para o produto final, para operação no Mercado. Transformar ideias em realidade!” Adriana Silveira de Souza, UFG e Estratégia TI, Goiânia/GO.
  2. “Foi uma excelente oportunidade para ter contato com um modelo consolidado para a implementação e avaliação da gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante o curso foi apresentado, com muito sucesso, como este modelo foi desenvolvido e como é sua implementação e avaliação nas organizações, além de chamar a atenção para pontos importantes para maior assertividade em uma cultura de inovação.” Alan Alexandre Oliveira, SESC PR, Curitiba/PR.
  3. “Parabéns à equipe de instrutores! Em tão pouco tempo conseguiram passar uma excelente visão do MGPDI e sua aplicação.” Amilto Francisquevis, ICI, Curitiba/PR
  4. “Excelente curso, com certeza irá contribuir na melhoria das nossas atividades nas organizações. Recomendo a todos envolvidos com inovação e projetos nas organizações!” Carla de Almeida Martins Basso, Unoesc, Chapecó/SC.
  5. “O MGPDI é um ótimo suporte para gestão da inovação nas empresas. O curso MGPDI C1P1 foi muito bom e claro, achei o método simples e eficaz. Recomendo fortemente e sobretudo agradeço a oportunidade de participar.” Denise Fanini Leite, Addelux, Curitiba/PR.
  6. “Agradeço à SoftSul a oportunidade de participar do curso introdutório ao modelo MGPDI (C1/P1 MGPDI). O curso abrangeu os processos essenciais para gestão de inovação. De forma simples e direta o modelo foi apresentado. A interação com outros participantes oportunizou um ambiente colaborativo para troca de experiências. Recomendo a todos os envolvidos em P&D.” Eliezer Dutra Gonçalves, UNIRIO e CEFET-RJ, Rio de Janeiro/RJ.
  7. “Excelente curso, trabalho com P&D e o curso agregou bastante em conhecimento, além de ser bem interessante. Obrigada mestres por conduzir o conteúdo com destreza.” Flavia Monique Fernandes Goulart, Axxiom, Belo Horizonte/MG.
  8. “Esses dois dias de curso foram bem produtivos e com bastante informação. O modelo é bem completo e possui todas as ferramentas para tornar a inovação parte do DNA da empresa.” Lucas de Assunção, Schalter, Porto Alegre/RS.
  9. “Excelente treinamento, com conteúdo bem documentado, instrutores muito experientes, com atividades práticas que auxiliaram na fixação dos conceitos. Parabéns à Softsul pela iniciativa e pelo excelente trabalho com o MGPDI.” Marco Antonio Carvalho, Matza, São Paulo/SP.
  10. “O curso permite uma visão integrada dos processos do modelo MGPDI. Muito bom!” Maria Teresa Villalobos Aguayo, PUCP, Lima/Peru.
  11. “Gratidão pela oportunidade de participar do Curso MGPDI C1P1. Nestes dois dias foi possível conhecer e entender a abrangência do modelo MGPDI e suas ferramentas. Excelente a ideia do Guia de Implementação em formato Wiki, permitindo interação colaborativa e sua evolução. Agregou bastante por que trabalho com projetos de P&DI.” Milka Romão Bezerra Palheta, Creathus Instituto de Tecnologia da Amazônia, Manaus/AM.
  12. “O Curso MGPDI no formato online foi muito bom pois possibilitou o acesso ao conhecimento na forma distribuída. Parabéns pela iniciativa dos organizadores.” Paulino Wagner Palheta Viana. Faculdade FUCAPI, Manaus/AM.
  13. “Achei muito interessante o curso MGPDI e o formato dos guias e demais instrumentos utilizados. Certamente, este é um modelo de inovação inovador!” Rafael Rodrigues Godoy, Axxiom, Belo Horizonte/MG.
  14. “O MGPDI oferece uma referência estruturada para implementação de programas de inovação em qualquer empresa, independente de porte ou nicho de mercado. De forma muito clara, possibilita o entendimento das etapas evolutivas e, principalmente, apoia efetivamente como evidenciar inovação entregando valor ao seu mercado.” Renata Marins de Sá, Integralidade, Curitiba/PR.

Encontros MGPDI

Dando continuidade aos Encontros MGPDI será realizada mais esta Live, dia 29 de outubro de 2020, às 17 horas:

 

——>  Como fazer Inovação & Transformação Digital nas organizações, na prática?

 

——>  Os principais benefícios da Inovação & Transformação Digital para as empresas.

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/live-beneficios-da-inovacao-e-da-transformacao-digital__1018613

Curso/Prova Introdução ao MGPDI

 

Preencha seu cadastro: http://bit.do/fJFJP

 

COMUNICADO SOFTSUL/MGPDI 04/2020

C1/P1 MGPDI: Curso e Prova de Introdução ao MGPDI

Data: 18 e 19Nov2020 (4ª e 5ª feira) – Horário: 0830-1230h (total de 8 horas)

Modalidade: curso online (via Skype)

Instrutores: Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado – QualityFocus (instrutores e avaliadores líder credenciados no MGPDI)

Contato: Rosane Melchionna: rosane@softsul.org.br

Objetivo:

  • Estar apto a apoiar a implementação de um programa de melhoria da inovação MGPDI em uma organização; se for o caso, com apoio de um Consultor de Implementação credenciado MGPDI.
  • Entender o contexto de inovação e como ajudar a empresas a inovar.

 Conteúdo:

  • Apresentar o projeto MGPDI, incluindo seus objetivos e estrutura organizacional, com foco no MGPDI ® – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (aplicável a qualquer organização, independentemente do porte, tipo, atividade ou setor).
  • Apresentar o propósito e os resultados esperados dos 11 processos do MGPDI: COL – Gestão de Colaboração, CON – Gestão do Conhecimento, GOV – Governança de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, IDE – Gestão de Ideias, IND – Gestão de Indicadores, INO – Gestão de Inovação, PES – Gestão de P&D, PIN – Gestão de Propriedade Intelectual, POR – Gestão de Portfólio, PRO – Gestão de Projetos de PDI, RIS – Gestão de Riscos e Incertezas.
  • Apresentar os atributos de processo dos três perfis do MGPDI: I – Processos Executados, II – Processos Gerenciados e III – Processos Estabelecidos.
  • Apresentar a ferramentas de software SGPDI – Sistema de Gestão da PDI de apoio à implementação do MGPDI nas organizações e “Appraisal Assistant” usada nas avaliações.
  • Apresentar o sítio Web www.mgpdi.org.br – principal ferramenta de trabalho na gestão do projeto e de comunicação com a comunidade de prática do MGPDI.
  • Mostrar os passos para um profissional ser qualificado como Implementador, Avaliador e/ou Instrutor MGPDI.
  • Na hora final de cada curso C1 MGPDI é aplicada uma prova P1 MGPDI. Somente os aprovados (com nota igual ou superior a 7) receberão Certificado de Participação.

Outras informações:

  • Turmas: mínimo de 15, máximo de 25 inscritos.
  • Público-alvo: Profissionais interessados na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações que buscam inovar (administradores, técnicos, inclusive especialistas em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, gerentes, diretores e presidentes de empresas).
  • Pré-requisito: Não há pré-requisito para inscrição no C1/P1 MGPDI. Mas o C1/P1 MGPDI é um dos pré-requisitos para inscrição futura no C2/P2 MGPDI – Implementadores do MGPDI e C3/P3 MGPDI – Avaliadores do MGPDI.
  • Processo de seleção: Faz parte do processo de seleção neste C1 MGPDI o preenchimento e apreciação do seguinte cadastro no Google Drive: http://bit.do/fJFJP
  • Inscrição: R$ 0,00 (excepcionalmente, face à pandemia da Covid-19), somente daqueles que foram selecionados no processo de seleção.

® Marca Registrada no INPI pela SOFTSUL

 

Encontros MGPDI

A SOFTSUL está  a promovendo  Encontros MGPDI, uma série de encontros online relacionados com o tema da Gestão da Inovação.

 

O primeiro encontro foi uma Live sobre Avanços Tecnológicos versus Inovação, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2020, com a participação do Professor Luciano Döll, membro do Conselho do Instituto Döll e investidor em mais de 10 empresas ou startups e como Mediador, Renato Ferraz Machado, sócio proprietário da Qualityfocus e que faz parte da equipe técnica do MGPDI, como instrutor e avaliador.

Nesta Live, foram abordados os tipos de inovação nos dias atuais e os avanços tecnológicos como propulsores da inovação e as dificuldades e os desafios para as organizações e os instrumentos que podem ser úteis para alavancar a inovação nas empresas (MGPDI, Normas, Manuais, etc.).

A Live foi endereçada aos profissionais interessados no MGPDI (Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), que é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas para orientar as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O MGPDI baseia-se em processos definidos nos modelos internacionais de inovação para atender a necessidade de implantar nas empresas de forma adequada os princípios da inovação, conforme as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores.

 

Para assistir a live clique no link:
https://www.instagram.com/tv/CFvA2lkFcr3/?igshid=12ds4dlfae6fo

 

 

 

SOFTSUL e SENAI Londrina apresentaram o painel Gestão da Inovação e Transformação Digital na RioInfo 2020

O RioInfo 2020 aconteceu pela primeira vez 100% on line, nos dias 15, 16 e 17 de setembro e a exemplo dos anos anteriores, a SOFTSUL apoiou este evento, que já é uma tradição há 18 anos.

Na edição deste ano da RioInfo, a SOFTSUL e o SENAI Londrina  promoveram o painel “Gestão da Inovação e Transformação Digital”, com José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL e Edenilson Rodrigues Burity, Consultor de Negócios do Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação. A moderadora do painel foi Cristina Ângela Filipack Machado, sócia da Quality Focus.

O Painel abordou temas como:
Por que é tão difícil inovar em empresas já consolidadas?
– Como conciliar processos e inovação já que existe um preconceito em relação a processo x inovação?
– Todos estão atrás de uma boa ideia, como faço para encontrá-la?
– Como posso transformar uma boa ideia em um negócio rentável?
– Como o MGPDI – Modelo de Gestão,Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação pode ajudar nestas questões?

O Painel Gestão da Inovação e Transformação Digital faz parte da Trilha Temática Formação, na programação da RioInfo 2020!!

 

Se você quer ver a gravação acesse  o link do google drive :

https://drive.google.com/drive/folders/1CVkajs01oj8sXL7NZDMwfmnJiqhSriVK

O Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações

Confira o texto O Modelo de Gestão da P,D&I nas organizações escrito por Izoulet Cortes Filho no site  comunidadesebrae.com.br.

Increva-se, participe e fique sabendo das novidades. Compartilhe!

https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/o-modelo-de-gestao-da-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-nas-organizacoes

Depoimentos de aprovados no curso e prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI 29-30ABR2020, por Skype

  1. Parabéns à SOFTSUL e aos envolvidos na iniciativa de oferecer o curso e prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI, excepcionalmente com inscrição gratuita, nesse momento difícil de enfretamento dos desafios relacionados à pandemia de Covid-19. Recomendo o curso para aqueles que buscam um caminho para promover a Inovação nas organizações, bem como se preparar para momentos difíceis como os atuais e/ou aproveitar melhor as oportunidades, por meio de gestão de P&D e Inovação. O curso foi muito bem organizado, preparado e ministrado, proporcionando uma rica experiência de aprendizado aos participantes! Josiane Brietzke Porto / UNISINOS – Escola Politécnica / Porto Alegre-RS.

 

  1. Parabéns SOFTSUL pela iniciativa do modelo. Espero que o MGPDI se torne um modelo de referência para a Inovação no Brasil e seja amplamente utilizado. Parabéns aos instrutores do curso, Renato Ferraz Machado e Cristina Filipak Machado. O curso foi excelente e pretendo me aprofundar no assunto. Kellen Cristina Lima / Curitiba-PR.

 

  1. Gostaria de agradecer a Cristina Filipak Machado, Renato Ferraz Machado e Kival Weber. O conteúdo do curso foi muito enriquecedor e tem muito a agregar na implementação de processos ligados à área da Inovação, que as empresas carecem muito na atualidade. Muitas empresas tem interesse em implementar processos inovadores, porém na maioria das vezes falta um norte. Um curso como esse norteará a nós, profissionais da área de Qualidade e Processos, na melhoria dos processos de PDI nas organizações. Leodercio Lima Filho / Fortaleza-CE.

 

  1. O curso foi muito bem ministrado e com excelência nas complementações dos especialistas. Marcelo Vianna / PROCEMPA – Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre / Porto Alegre-RS.

 

  1. Parabéns pela iniciativa. Achei o modelo bastante interessante. Creio que melhorias e evoluções naturalmente devam surgir com a disseminação do MGPDI, assim como a evolução do Modelo de Negócios. O tema Inovação nas organizações é bastante carente e iniciativas como essa reforçam a proposta de garantir melhores estratégias para os negócios! Sergio Silva / UFPE – Universidade Federal de Pernambuco / Recife-PE.

 

  1. Parabéns à SOFTSUL. O curso é excelente, apresenta um modelo de gestão da Inovação completo, bem organizado, elaborado e detalhado. Tania Mara Dors / PUCPR – Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia de Software / Curitiba-PR.

 

  1. Excelente curso sobre um modelo muito interessante! Irei levar o MGPDI ao conhecimento do reitor da UNIGRANRIO. Thiago Silva de Souza / Duque de Caxias-RJ.

 

  1. Gostaria de agradecer à SOFTSUL pela iniciativa nesse momento de pandemia de Covid-19. Sou universitária e meu trabalho de conclusão de curso foi o desenvolvimento de uma ferramenta de Gestão de Ideias baseada no processo de Gestão de Ideias do MGPDI. Foi extremamente importante para mim o compartilhamento de conhecimento proporcionado por esse curso, com pessoas incríveis que eu admiro muito. Vanessa Lopes Abreu / UEPA – Universidade do Estado do Pará / Belém-PA.

Depoimentos de aprovados no curso e prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI 29-30ABR2020, por Skype

  1. Excelente curso. O MGPDI é o melhor modelo que temos para incentivar, gerenciar e aplicar as ideias inovadoras. Recomendo o curso aos administradores e demais gestores, ao pessoal de TI e a todos os que sabem que a Inovação é fator vital para a sobrevivência das organizações.Ailton Renato Dorl / CRA-PR – Conselho Regional de Administração do Paraná e Assespro-PR / Curitiba-PR.

 

  1. Obrigado aos instrutores pelo conteúdo compartilhado. O curso cumpre o seu propósito de apresentar o modelo com detalhes relevantes para o entendimento da proposta. Alexandre Sacco Xavier / Porto Alegre-RS.

 

  1. Achei o modelo bastante inovador e útil num cenário de geração de Inovação para as instituições, na busca pela sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Parabéns a todos pela excelente iniciativa. Alexandre Vasconcelos / UFPE – Universidade Federal de Pernambuco / Recife-PE.

 

  1. Agradeço à SOFTSUL e à equipe pelo treinamento. Pretendo aprofundar o conhecimento sobre o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações e avançar para implementação e avaliação assim que possível. Parabéns! Carla Alessandra Lima Reis / UFPA – Universidade Federal do Pará / Belém-PA.

 

  1. Parabéns e muito obrigado aos instrutores! O conteúdo é de grande valia e certamente vai nortear nossos processos de Inovação a partir de agora! Ednilson Correa da Silva / Canoas-RS.

 

  1. Ótima iniciativa da SOFTSUL em proporcionar o curso C1 – Introdução ao MGPDI, com instrutores super capacitados, didática, material e organização show! Conteúdo de relevância e inspirador. Obrigada. Eleni Hiratsuka / Celepar – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná / Curitiba-PR.

 

  1. Agradeço à todos os idealizadores do curso pela aprendizagem que foi repassada com profissionalismo e clareza. Certamente, agregou bastante conhecimento para nossa empresa. Fábio Aragão / Know How – Gestão do Conhecimento / Belém-PA.

 

  1. Muito bom e muito obrigado! O modelo é inspirador. Izoulet Cortes Filho / CRA-PR – Conselho Regional de Administração do Paraná / Curitiba-PR.

Apresentação do MGPDI ao CRA-PR

Em 27 de Janeiro de 2020, de 15 às 16h, em Curitiba-PR, no CRA-PR – Conselho Regional de Administração do Paraná, Kival Weber – coordenador executivo do Projeto MGPDI apresentou o “MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações”  à Câmara de Gestão Inovação e Tecnologia.

 

Na foto, no sentido horário: Ailton Renato Dörl – Vice Presidente do CRA-PR; Paulo de Manuel – Diretor Presidente da Sigma Dataserv; Márcio Nakayama Miura – Delegado do CRA-PR; Eloi Mamcasz, da Ponto Gestor, de Guarapuava-PR; Kival Weber – MGPDI/SOFTSUL; Izoulet Cortes Filho – Consultor de Projetos e Negócios. Internacionais.

 

A apresentação foi boa, segundo Kival Weber, com possibilidade de evoluir para uma parceria visando a disseminação do MGPDI no Paraná com apoio do CRA-PR.

Implementações e avaliações em empresas nos perfis I e II do MGPDI

Foram publicados nesse sítio Web:

COMUNICADO SOFTSUL-MGPDI 03/2019 sobre implementações em andamento para avaliações no Perfil I – Processos Executados do MGPDI :em Abril de 2020  na e-GET (www.e-get.com.br) e  Junho de 2020 na KOPP (www.kopp.com.br), em Santa Cruz do Sul-RS;

COMUNICADO SOFTSUL-MGPDI 04/2019 sobre implementação-piloto recém iniciada para avaliação no 2º semestre de 2020 no Perfil II – Processos Gerenciados do MGPDI na SCHALTER (www.schalter.com.br), em Porto Alegre-RS.

Depoimento de participantes do Curso C1/P1 MGPDI

“O curso de introdução consegue apresentar um panorama sobre o MGPDI, abordando um tema muito importante na atualidade.” Anderson Costa, UEPA – Universidade do Estado do Pará, Belém-PA.

“Como curso introdutório atendeu plenamente as expectativas. Sugiro em outras oportunidade semelhantes utilizar exemplos de cases fictícios.” Arnaldo Miranda, diretor da Fundação Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Belém-PA.

“Muito obrigado.” Cassius Carvalho, Avaliador Interno do MGPDI na SCHALTER, Porto Alegre-RS.

“O tempo do curso (8 horas) foi adequado para o objetivo de introduzir o MGPDI. A apresentação foi clara e objetiva, suficiente para transmitir o básico e orientar a busca e estudo de mais detalhes. Valeu a pena. Bom trabalho.” Clenio Salviano, MGPDI Senior Advisor, Campinas-SP.

“O curso de introdução foi uma ótima experiência para ter uma visão geral do MGPDI. Valeu o tempo empregado.” Danilo Scalet, MGPDI Senior Advisor, Curitiba-PR.

“A oportunidade de participação neste curso a distância é muito importante para a disseminação da cultura da inovação nas organizações.” Dênis Camurça, IFPA – Instituto Federal do Pará, Bragança-PA.

“Como curso introdutório foi muito bem articulado e bem didático, parabéns.” Luciana Ferreira, professora da UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém-PA.

“O curso básico de MGPDI foi uma ótima oportunidade para apresentação de conceitos de grande relevância na atualidade. Objetivo e claro!” Maíra Sadeck, aluna do mestrado em Gestão de Conhecimentos e Desenvolvimento Sustentável da UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém-PA.

“Considero que o curso foi bastante produtivo, levarei como resultado um entendimento mais claro das possiblidades de implementação de métodos de gestão qualificados e do modelo MGPDI como um instrumento viável. Obrigado!” Milksom Campelo, Fundação Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Belém-PA.

“Curso e prova C1/P1 MGPDI em 25NOV2019, por Skype”

Em 25 de novembro de 2019, de 8-12h e 1330-1700h, por Skype, a instrutora Cristina Filipak Machado – Avaliadora Líder do MGPDI ministrou o curso e prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações).

O objetivo do curso foi o de apresentar uma visão geral do: i) Projeto MGPDI; ii) Modelo de Referência MR-MGPDI; iii) Modelo de Avaliação MA-MGPDI.

“MGPDI Senior Advisors”

MGPDI Senior Advisor é um colaborador voluntário, com grande conhecimento nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Research, Development and Innovation) e/ou Melhoria de Processos (Process Improvement), convidado pela SOFTSUL (no âmbito do Projeto MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações) para aconselhar e orientar, especialmente quando solicitado, tanto a Equipe Técnica do Modelo (ETM) quanto a Unidade de Executiva do Projeto (UEP).

 

Danilo Scalet (foto) é o novo “MGPDI Senior Advisor”. Diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas da CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, área responsável pelo projeto e implantação de soluções digitais corporativas para o Governo do Estado do Paraná, incluindo projeto de Governo Digital do Estado do Paraná. Foi diretor da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e Membro da Equipe Técnica do Modelo do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), sendo editor do Guia de Aquisição do MPS.BR.  Atuou junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na elaboração de Normas Técnicas relacionadas a Requisitos e Avaliação da Qualidade de Software tendo coordenado a elaboração de 13 Normas Brasileiras voltadas à Qualidade de Software. Na ISO/IEC, foi membro do “Working Group” de Avaliação de Qualidade de Produto de Software (ISO/IEC JTC1 SC7 WG6), sendo: i) editor das Normas Internacionais ISO/IEC 25000 – Guide to SquaRE e ISO/IEC 25040 – Evaluation reference model and guide; ii) co-editor das Normas Internacionais ISO/IEC 25020 – Measurement reference model and guide, ISO/IEC 25045 Systems and Software Engineering – Systems and Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Evaluation Module for Recoverability e ISO/IEC 25041 Systems and software engineering – Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Evaluation guide for developers, acquirers and evaluators.

Veja na seção Profissionais/Senior Advisors o miniCV dos outros três “MGPDI Senior Advisors”: Paulo Keglevich, Clênio Salviano e Márcio Spinosa.

“Apresentação sobre o MGPDI na UFPR”

Em 26 de Setembro de 2019, de 16-17h, Kival Weber – coordenador executivo do projeto MGPDI fez uma apresentação intitulada “Gestão da PDI nas organizações, com o modelo MGPDI” (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para turma do “Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”, na UFPR – Campus Botânico, em Curitiba-PR.

A palestra foi boa, com bastante participação da turma especialmente no final (Perguntas & Respostas).

Esta apresentação.ppt sobre o MGPDI está publicada na seção Biblioteca/Apresentações.

“MGPDI no MyInova Summit 2019”

Em 22 de Agosto, de 10-12h, José Antonio Antonioni apresentou o MGPDI – Modelo de Gestão da PDI no Workshop sobre “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas Organizações”, junto com apresentação da BRAFIP – Plataforma Tecnológica Brasileira pelo seu presidente Roberto Mayer, no renomado evento MyInova Summit 2019 (http://myinova.tech/), da ASSESPRO, no SEBRAE-PR em Curitiba.

Esta apresentação.ppt sobre o MGPDI está publicada na seção Biblioteca/Apresentações.

O público presente foi bom, assistiu atentamente às duas apresentações e participou ativamente na meia hora final do workshop (Perguntas e Respostas) manifestando interesse no MGPDI.

Premiação de Ideias MGPDI

A empresa E-Get, que participa do grupo de empresas de Santa Cruz do Sul que implementam o Modelo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) atraves da parceria SOFTSUL e a ATIVALES premia mensalmente seus colaboradores pelas ideias inovadoras apresentadas.

Este é o segundo mês que a empresa executa esta ação voltada à inovação desenvolvida pelo time de inovação da E-GET com resultados positivos. Através das idéias, o time de inovação dá inicio ao desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus clientes utilizando os processos e práticas do Modelo MGPDI.

A E-Get é lider de mercado no desenvolvimento de sistemas baseados em Business Intelligence na gestão para o mercado de cervejas.

“MGPDI TED talks”

Ciclo de “TED talks” sobre implementação de processos do MGPDI, via Skype (até 18’, 10-12 slides.ppt cada)

Na Reunião CGP – Conselho de Gestão do Projeto, em 26 de junho de 2019, via Skype: Kival Weber – coordenador executivo do projeto MGPDI e José Antonio Antonioni apresentaram “TED talk” sobre o processo COL – Gestão da Colaboração e Rosane Melchionna – vice coordenadora da ETM MGPDI apresentou “TED Talk” sobre o processo PIN – Gestão da Propriedade Intelectual.

Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, , em 24 de julho de 2019, via Skype: Renato Volpe/ ASR apresentou “TED talk” sobre o processo IND – Gestão de Indicadores e Rodrigo Quites/ UFPA apresentou “TED talk” sobre o processo CON – Gestão do Conhecimento.

Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, em 14 de agosto de 2019, via Skype: Rosane Melchionna e José Antonio Antonioni apresentarão “TED talk” sobre o processo GOV – Governança da PDI, Rodrigo Quites/ UFPA apresentará “TED talk” sobre o processo DES – Gestão da Pesquisa e Desenvolvimento e Suzana Sampaio/ UFRPE apresentará “TED talk” sobre o processo IDE – Gestão de Ideias

 Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, em 11 de setembro de 2019, via Skype: Ana Marcia Debiasi Duarte/ UNOESC apresentará “TED talk” sobre o processo PRO – Gestão de Projetos de PDI, Edenilson Burity/ SENAI Londrina e Renato Machado/ QUALITY FOCUS apresentarão “TED talk” sobre o processo POR – Gestão de Portfolio e Cristina Filipak Machado/ QUALITY FOCUS e Paulo Keglevich/ KSC apresentarão “TED talk” sobre o processso RIS – Gestão de Riscos e Incertezas.

As apresentações.ppt realizadas estão na seção Biblioteca deste site.

 

Reunião do Conselho de Gestão do Projeto em 26.06.2019

O CGP MGPDI – Conselho de Gestão do Projeto é composto pelas principais partes interessadas (stakeholders) no projeto MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, com o objetivo de “apoiar à SOFTSUL tanto no planejamento das atividades anuais quanto no acompanhamento da execução dessas atividades”.

O CGP se reúne semestralmente: no primeiro semestre para acompanhar a execução do documento PLA – Planejamento anual; no segundo semestre para apreciar o documento ACR – Análise Crítica dos Resultados daquele ano e aprovar a proposta do documento PLA do ano seguinte. Estes documentos são parte integrante da Metodologia do Marco Lógico (em inglês, LFA – Logical Framework Approach) usada na gestão do projeto.  Estão disponíveis tanto os dois documentos ACR e PLA quanto as Notas das duas Reu CGP, anuais.

A próxima reunião do CGP MGPDI será realizada no dia 26 de junho de 2019, de 10-12h, por Skype.

Apresentações do MGPDI em Curitiba

Em 20 e 21 de maio de 2019, foram realizadas três reuniões para apresentar ‘pitchs’ do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações (www.mgpdi.org.br) para:

  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, pelo José Antonio Antonioni, Kival Chaves Weber e Cristina Filipak Machado
  • CELEPAR – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, também pelo José Antonio Antonioni, Kival Chaves Weber e Cristina Filipak Machado
  • SEBRAE-PR – APL TIC e SEBRAETEC, pelo José Antonio Antonioni, Kival Chaves Weber, Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado

Estas reuniões foram muito boas, com boas perspectivas para promover vendas (Go2Market) do modelo no Paraná.

Santa Cruz do Sul implementa MGPDI

Através da parceria SOFTSUL e a ATIVALES, as empresas de Santa Cruz do Sul se reuniram em um grupo para implementar o Modelo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

A ação teve origem no dia 23 de novembro, quando a SOFTSUL e a ATIVALES realizaram um workshop sobre o Modelo  MGPDI no TECNOUNISC,   em Santa Cruz do Sul e posteriormente as empresas   participaram  de uma etapa de diagnóstico de Inovação,  sob coordenação da SOFTSUL.

A E-Get Desenvolvimento de sistemas, Kopp Tecnologia e Tekan Mobile Solutions foram as empresas deste grupo que já iniciaram a implementação do MGPDI .

As empresas de Santa Cruz que não puderam participar desta rodada de treinamento e  do Diagnostico de Inovação que tem  interesse em conhecer e implementar os processos do MGPDI  podem entrar em contato com a SOFTSUL ou com a ATIVALES. O workshop e o Diagnostico de Inovação não tem custo para este grupo de empresas.

 

Workshop Interativo MGPDI em Pato Branco-PR

Aconteceu no dia 07 de maio de 2019 o Workshop Interativo MGPDI (Modelo de Gestão da  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Pato Branco-PR,  para os empresários da região  com o apoio do  SEBRAETEC e Quality Foccus e com a participação da consultora Ivânia Ramos da I.R Consultoria.

O objetivo alcançado foi a troca de experiencias relatadas sobre a inovação nas empresas de Pato Branco e a apresentação do Modelo MGPDI que é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Os palestrantes foram  o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos Rosane Melchionna.

Na sequencia dos resultados do workshop as empresas participantes iniciarão a implementação do Modelo MGPDI nas suas organizações com a  implementadora Ivânia Ramos.

Primeira reunião do COMCET em 2019 sobre a Lei de Inovação

Ocorreu no dia 24 de janeiro, a primeira reunião dos conselheiros que atuam na Comissão da Lei de Inovação – LI do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (COMCET).

Durante a reunião foram definidas as próximas ações da Comissão, utilizando principalmente os subsídios adquiridos após as reuniões com o executivo municipal e vereadores da capital, realizados no final de 2018 e início de 2019.

Ao término do encontro foi marcada uma reunião com o grupo da Aliança pela Inovação para apresentar o estágio atual da LI entregue ao executivo municipal e vereadores. O COMCET será representado pelo presidente Jorge Branco e o conselheiro da SOFTSUL Carlos Augusto Corrêa.

Diagnóstico do MGPDI é aplicado em empresas de Santa Cruz do Sul

Cinco empresas de Santa Cruz do Sul, no interior do estado, passaram pelo diagnóstico do Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) ao longo do mês de janeiro, sob coordenação da SOFTSUL.

A ação teve origem no dia 23 de novembro, quando a SOFTSUL e a Ativales realizaram um workshop  no TECNOUNISC, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, o presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos, Rosane Melchionna, ministraram um workshop sobre o Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI).

A expectativa após o diagnóstico é reunir o grupo para implementar o modelo nas empresas, identificando lacunas e gargalos, para em cima disso pensar em melhorias personalizadas. Os prazos são de seis meses para implementação e até três meses para avaliação. Empresas interessadas em implementar o MGPDI  de qualquer parte do Estado que queiram participar desse grupo de empresas, podem entrar em contato com a SOFTSUL no e-mail mgpdi@softsul.org.br.

 

Workshop MGPDI em Santa Cruz do SUL

Aconteceu no dia 23 de Novembro o WORKSHOP MGPDI EM SANTA CRUZ DO SUL

 Visando identificar de forma conjunta e colaborativa os principais aspectos e dificuldades das empresas relacionadas à inovação, a SOFTSUL e ATIVALLES promoveram  no dia  23 de novembro  um workshop para apresentar o Modelo de Gestão de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (MGPDI). O evento ocorreu no auditório do bloco 19 no TECNOUNISC na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Os palestrantes foram  o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos Rosane Melchionna.

O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Introdução ao MGPDI será tema de curso e prova na UNOESC – SC

O MGPDI é um instrumento de grande valor para o desenvolvimento das organizações e se aplica na gestão da inovação em empresas de todos os portes e de todos os setores da economia.

Workshop da SOFTSUL -Práticas de gestão da inovação – MGPDI

Visando identificar de forma conjunta e colaborativa os principais aspectos e dificuldades das empresas relacionadas à inovação, a SOFTSUL promoveu na tarde de 23 de agosto um workshop para apresentar o Modelo de Gestão de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (MGPDI).

MGPDI na 17th Internacional Conference – SPICE 2017, em Palma de Mallorca (Espanha)

Conversamos com Cristina Filipak Machado, Avaliadora do MGPDI, que apresentou a metodologia na 17th Internacional Conference – SPICE 2017, em Palma de Mallorca (Espanha), no início de outubro.