EnglishFrenchPortugueseSpanish

NOTÍCIAS

Implementações e avaliações em empresas nos perfis I e II do MGPDI

Foram publicados nesse sítio Web:

COMUNICADO SOFTSUL-MGPDI 03/2019 sobre implementações em andamento para avaliações no Perfil I – Processos Executados do MGPDI :em Abril de 2020  na e-GET (www.e-get.com.br) e  Junho de 2020 na KOPP (www.kopp.com.br), em Santa Cruz do Sul-RS;

COMUNICADO SOFTSUL-MGPDI 04/2019 sobre implementação-piloto recém iniciada para avaliação no 2º semestre de 2020 no Perfil II – Processos Gerenciados do MGPDI na SCHALTER (www.schalter.com.br), em Porto Alegre-RS.

Depoimento de participantes do Curso C1/P1 MGPDI

“O curso de introdução consegue apresentar um panorama sobre o MGPDI, abordando um tema muito importante na atualidade.” Anderson Costa, UEPA – Universidade do Estado do Pará, Belém-PA.

“Como curso introdutório atendeu plenamente as expectativas. Sugiro em outras oportunidade semelhantes utilizar exemplos de cases fictícios.” Arnaldo Miranda, diretor da Fundação Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Belém-PA.

“Muito obrigado.” Cassius Carvalho, Avaliador Interno do MGPDI na SCHALTER, Porto Alegre-RS.

“O tempo do curso (8 horas) foi adequado para o objetivo de introduzir o MGPDI. A apresentação foi clara e objetiva, suficiente para transmitir o básico e orientar a busca e estudo de mais detalhes. Valeu a pena. Bom trabalho.” Clenio Salviano, MGPDI Senior Advisor, Campinas-SP.

“O curso de introdução foi uma ótima experiência para ter uma visão geral do MGPDI. Valeu o tempo empregado.” Danilo Scalet, MGPDI Senior Advisor, Curitiba-PR.

“A oportunidade de participação neste curso a distância é muito importante para a disseminação da cultura da inovação nas organizações.” Dênis Camurça, IFPA – Instituto Federal do Pará, Bragança-PA.

“Como curso introdutório foi muito bem articulado e bem didático, parabéns.” Luciana Ferreira, professora da UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém-PA.

“O curso básico de MGPDI foi uma ótima oportunidade para apresentação de conceitos de grande relevância na atualidade. Objetivo e claro!” Maíra Sadeck, aluna do mestrado em Gestão de Conhecimentos e Desenvolvimento Sustentável da UNAMA – Universidade da Amazônia, Belém-PA.

“Considero que o curso foi bastante produtivo, levarei como resultado um entendimento mais claro das possiblidades de implementação de métodos de gestão qualificados e do modelo MGPDI como um instrumento viável. Obrigado!” Milksom Campelo, Fundação Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Belém-PA.

“Curso e prova C1/P1 MGPDI em 25NOV2019, por Skype”

Em 25 de novembro de 2019, de 8-12h e 1330-1700h, por Skype, a instrutora Cristina Filipak Machado – Avaliadora Líder do MGPDI ministrou o curso e prova C1/P1 – Introdução ao MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações).

O objetivo do curso foi o de apresentar uma visão geral do: i) Projeto MGPDI; ii) Modelo de Referência MR-MGPDI; iii) Modelo de Avaliação MA-MGPDI.

“MGPDI Senior Advisors”

MGPDI Senior Advisor é um colaborador voluntário, com grande conhecimento nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Research, Development and Innovation) e/ou Melhoria de Processos (Process Improvement), convidado pela SOFTSUL (no âmbito do Projeto MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações) para aconselhar e orientar, especialmente quando solicitado, tanto a Equipe Técnica do Modelo (ETM) quanto a Unidade de Executiva do Projeto (UEP).

 

Danilo Scalet (foto) é o novo “MGPDI Senior Advisor”. Diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas da CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, área responsável pelo projeto e implantação de soluções digitais corporativas para o Governo do Estado do Paraná, incluindo projeto de Governo Digital do Estado do Paraná. Foi diretor da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e Membro da Equipe Técnica do Modelo do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), sendo editor do Guia de Aquisição do MPS.BR.  Atuou junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na elaboração de Normas Técnicas relacionadas a Requisitos e Avaliação da Qualidade de Software tendo coordenado a elaboração de 13 Normas Brasileiras voltadas à Qualidade de Software. Na ISO/IEC, foi membro do “Working Group” de Avaliação de Qualidade de Produto de Software (ISO/IEC JTC1 SC7 WG6), sendo: i) editor das Normas Internacionais ISO/IEC 25000 – Guide to SquaRE e ISO/IEC 25040 – Evaluation reference model and guide; ii) co-editor das Normas Internacionais ISO/IEC 25020 – Measurement reference model and guide, ISO/IEC 25045 Systems and Software Engineering – Systems and Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Evaluation Module for Recoverability e ISO/IEC 25041 Systems and software engineering – Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Evaluation guide for developers, acquirers and evaluators.

Veja na seção Profissionais/Senior Advisors o miniCV dos outros três “MGPDI Senior Advisors”: Paulo Keglevich, Clênio Salviano e Márcio Spinosa.

“Apresentação sobre o MGPDI na UFPR”

Em 26 de Setembro de 2019, de 16-17h, Kival Weber – coordenador executivo do projeto MGPDI fez uma apresentação intitulada “Gestão da PDI nas organizações, com o modelo MGPDI” (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para turma do “Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”, na UFPR – Campus Botânico, em Curitiba-PR.

A palestra foi boa, com bastante participação da turma especialmente no final (Perguntas & Respostas).

Esta apresentação.ppt sobre o MGPDI está publicada na seção Biblioteca/Apresentações.

“MGPDI no MyInova Summit 2019”

Em 22 de Agosto, de 10-12h, José Antonio Antonioni apresentou o MGPDI – Modelo de Gestão da PDI no Workshop sobre “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas Organizações”, junto com apresentação da BRAFIP – Plataforma Tecnológica Brasileira pelo seu presidente Roberto Mayer, no renomado evento MyInova Summit 2019 (http://myinova.tech/), da ASSESPRO, no SEBRAE-PR em Curitiba.

Esta apresentação.ppt sobre o MGPDI está publicada na seção Biblioteca/Apresentações.

O público presente foi bom, assistiu atentamente às duas apresentações e participou ativamente na meia hora final do workshop (Perguntas e Respostas) manifestando interesse no MGPDI.

Premiação de Ideias MGPDI

A empresa E-Get, que participa do grupo de empresas de Santa Cruz do Sul que implementam o Modelo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) atraves da parceria SOFTSUL e a ATIVALES premia mensalmente seus colaboradores pelas ideias inovadoras apresentadas.

Este é o segundo mês que a empresa executa esta ação voltada à inovação desenvolvida pelo time de inovação da E-GET com resultados positivos. Através das idéias, o time de inovação dá inicio ao desenvolvimento de novos produtos e serviços para seus clientes utilizando os processos e práticas do Modelo MGPDI.

A E-Get é lider de mercado no desenvolvimento de sistemas baseados em Business Intelligence na gestão para o mercado de cervejas.

“MGPDI TED talks”

Ciclo de “TED talks” sobre implementação de processos do MGPDI, via Skype (até 18’, 10-12 slides.ppt cada)

Na Reunião CGP – Conselho de Gestão do Projeto, em 26 de junho de 2019, via Skype: Kival Weber – coordenador executivo do projeto MGPDI e José Antonio Antonioni apresentaram “TED talk” sobre o processo COL – Gestão da Colaboração e Rosane Melchionna – vice coordenadora da ETM MGPDI apresentou “TED Talk” sobre o processo PIN – Gestão da Propriedade Intelectual.

Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, , em 24 de julho de 2019, via Skype: Renato Volpe/ ASR apresentou “TED talk” sobre o processo IND – Gestão de Indicadores e Rodrigo Quites/ UFPA apresentou “TED talk” sobre o processo CON – Gestão do Conhecimento.

Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, em 14 de agosto de 2019, via Skype: Rosane Melchionna e José Antonio Antonioni apresentarão “TED talk” sobre o processo GOV – Governança da PDI, Rodrigo Quites/ UFPA apresentará “TED talk” sobre o processo DES – Gestão da Pesquisa e Desenvolvimento e Suzana Sampaio/ UFRPE apresentará “TED talk” sobre o processo IDE – Gestão de Ideias

 Na RAP – Reunião de Acompanhamento do Projeto MGPDI, em 11 de setembro de 2019, via Skype: Ana Marcia Debiasi Duarte/ UNOESC apresentará “TED talk” sobre o processo PRO – Gestão de Projetos de PDI, Edenilson Burity/ SENAI Londrina e Renato Machado/ QUALITY FOCUS apresentarão “TED talk” sobre o processo POR – Gestão de Portfolio e Cristina Filipak Machado/ QUALITY FOCUS e Paulo Keglevich/ KSC apresentarão “TED talk” sobre o processso RIS – Gestão de Riscos e Incertezas.

As apresentações.ppt realizadas estão na seção Biblioteca deste site.

 

Reunião do Conselho de Gestão do Projeto em 26.06.2019

O CGP MGPDI – Conselho de Gestão do Projeto é composto pelas principais partes interessadas (stakeholders) no projeto MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, com o objetivo de “apoiar à SOFTSUL tanto no planejamento das atividades anuais quanto no acompanhamento da execução dessas atividades”.

O CGP se reúne semestralmente: no primeiro semestre para acompanhar a execução do documento PLA – Planejamento anual; no segundo semestre para apreciar o documento ACR – Análise Crítica dos Resultados daquele ano e aprovar a proposta do documento PLA do ano seguinte. Estes documentos são parte integrante da Metodologia do Marco Lógico (em inglês, LFA – Logical Framework Approach) usada na gestão do projeto.  Estão disponíveis tanto os dois documentos ACR e PLA quanto as Notas das duas Reu CGP, anuais.

A próxima reunião do CGP MGPDI será realizada no dia 26 de junho de 2019, de 10-12h, por Skype.

Apresentações do MGPDI em Curitiba

Em 20 e 21 de maio de 2019, foram realizadas três reuniões para apresentar ‘pitchs’ do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações (www.mgpdi.org.br) para:

  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, pelo José Antonio Antonioni, Kival Chaves Weber e Cristina Filipak Machado
  • CELEPAR – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, também pelo José Antonio Antonioni, Kival Chaves Weber e Cristina Filipak Machado
  • SEBRAE-PR – APL TIC e SEBRAETEC, pelo José Antonio Antonioni, Kival Chaves Weber, Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado

Estas reuniões foram muito boas, com boas perspectivas para promover vendas (Go2Market) do modelo no Paraná.

Santa Cruz do Sul implementa MGPDI

Através da parceria SOFTSUL e a ATIVALES, as empresas de Santa Cruz do Sul se reuniram em um grupo para implementar o Modelo MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

A ação teve origem no dia 23 de novembro, quando a SOFTSUL e a ATIVALES realizaram um workshop sobre o Modelo  MGPDI no TECNOUNISC,   em Santa Cruz do Sul e posteriormente as empresas   participaram  de uma etapa de diagnóstico de Inovação,  sob coordenação da SOFTSUL.

A E-Get Desenvolvimento de sistemas, Kopp Tecnologia e Tekan Mobile Solutions foram as empresas deste grupo que já iniciaram a implementação do MGPDI .

As empresas de Santa Cruz que não puderam participar desta rodada de treinamento e  do Diagnostico de Inovação que tem  interesse em conhecer e implementar os processos do MGPDI  podem entrar em contato com a SOFTSUL ou com a ATIVALES. O workshop e o Diagnostico de Inovação não tem custo para este grupo de empresas.

 

Workshop Interativo MGPDI em Pato Branco-PR

Aconteceu no dia 07 de maio de 2019 o Workshop Interativo MGPDI (Modelo de Gestão da  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Pato Branco-PR,  para os empresários da região  com o apoio do  SEBRAETEC e Quality Foccus e com a participação da consultora Ivânia Ramos da I.R Consultoria.

O objetivo alcançado foi a troca de experiencias relatadas sobre a inovação nas empresas de Pato Branco e a apresentação do Modelo MGPDI que é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Os palestrantes foram  o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos Rosane Melchionna.

Na sequencia dos resultados do workshop as empresas participantes iniciarão a implementação do Modelo MGPDI nas suas organizações com a  implementadora Ivânia Ramos.

Primeira reunião do COMCET em 2019 sobre a Lei de Inovação

Ocorreu no dia 24 de janeiro, a primeira reunião dos conselheiros que atuam na Comissão da Lei de Inovação – LI do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (COMCET).

Durante a reunião foram definidas as próximas ações da Comissão, utilizando principalmente os subsídios adquiridos após as reuniões com o executivo municipal e vereadores da capital, realizados no final de 2018 e início de 2019.

Ao término do encontro foi marcada uma reunião com o grupo da Aliança pela Inovação para apresentar o estágio atual da LI entregue ao executivo municipal e vereadores. O COMCET será representado pelo presidente Jorge Branco e o conselheiro da SOFTSUL Carlos Augusto Corrêa.

Diagnóstico do MGPDI é aplicado em empresas de Santa Cruz do Sul

Cinco empresas de Santa Cruz do Sul, no interior do estado, passaram pelo diagnóstico do Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) ao longo do mês de janeiro, sob coordenação da SOFTSUL.

A ação teve origem no dia 23 de novembro, quando a SOFTSUL e a Ativales realizaram um workshop  no TECNOUNISC, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, o presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos, Rosane Melchionna, ministraram um workshop sobre o Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI).

A expectativa após o diagnóstico é reunir o grupo para implementar o modelo nas empresas, identificando lacunas e gargalos, para em cima disso pensar em melhorias personalizadas. Os prazos são de seis meses para implementação e até três meses para avaliação. Empresas interessadas em implementar o MGPDI  de qualquer parte do Estado que queiram participar desse grupo de empresas, podem entrar em contato com a SOFTSUL no e-mail mgpdi@softsul.org.br.

 

Workshop MGPDI em Santa Cruz do SUL

Aconteceu no dia 23 de Novembro o WORKSHOP MGPDI EM SANTA CRUZ DO SUL

 Visando identificar de forma conjunta e colaborativa os principais aspectos e dificuldades das empresas relacionadas à inovação, a SOFTSUL e ATIVALLES promoveram  no dia  23 de novembro  um workshop para apresentar o Modelo de Gestão de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (MGPDI). O evento ocorreu no auditório do bloco 19 no TECNOUNISC na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Os palestrantes foram  o presidente da Softsul, José Antonio Antonioni, e a gerente de projetos Rosane Melchionna.

O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Introdução ao MGPDI será tema de curso e prova na UNOESC – SC

O MGPDI é um instrumento de grande valor para o desenvolvimento das organizações e se aplica na gestão da inovação em empresas de todos os portes e de todos os setores da economia.

Workshop da SOFTSUL -Práticas de gestão da inovação – MGPDI

Visando identificar de forma conjunta e colaborativa os principais aspectos e dificuldades das empresas relacionadas à inovação, a SOFTSUL promoveu na tarde de 23 de agosto um workshop para apresentar o Modelo de Gestão de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (MGPDI).

MGPDI na 17th Internacional Conference – SPICE 2017, em Palma de Mallorca (Espanha)

Conversamos com Cristina Filipak Machado, Avaliadora do MGPDI, que apresentou a metodologia na 17th Internacional Conference – SPICE 2017, em Palma de Mallorca (Espanha), no início de outubro.