[gtranslate]

MGPDI

    O Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, MGPDI, foi desenvolvida pela SOFTSUL em 2008, inicialmente como uma metodologia, com recursos FINEP e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar (universidades, centros de pesquisa e instituições) na sua definição.
    Baseia-se em processos definidos nos modelos internacionais de inovação buscando atender a necessidade de implantar nas empresas os princípios da inovação, de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras e estando em consonância com as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores. Foi desenhada em concordância com a Lei de inovação e de modelos de análise de melhores práticas (MPSBR, TRIZ, CMMI, OSLO, PMI, RBS).

DÚVIDAS FREQUENTES

  • O que é o Modelo MDGPI ?
        O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e melhores práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (I + D + i).
  • Qual é a finalidade do Modelo MGPDI ?
        Promover a inovação e melhorar continuamente os processos para a gestão da PDI nas organizações.
  • Que empresa pode adotar o Modelo MGPDI ?
        O MGPDI se aplica a empresas de qualquer atividade econômica e de qualquer tamanho.
  • De que é composto o Modelo MGPDI ?
        O MGDPI é composto de um modelo de referência (PRM – Process Reference Model), um modelo de avaliação (PAM – Process Assessment Model) e modelo de negócio.
        O Modelo de Referência MR-MGPDI é um conjunto de processos de inovação que orientam as organizações na execução prática da Inovação.
        O Modelo de Avaliação MA-MGPDI é um conjunto de processos de avaliação e foi definido em conformidade com os da Normas Internacionais ISO/IEC 33002 [ISO/IEC, 2015b].
        O Modelo de Negócios MN-MGPDI descreve as regras de negócio do Modelo MGPDI.
  • Como as empresas podem implementar e avaliar o Modelo MGPDI ?
        Através de um implementador MGPDI credenciado pela SOFTSUl. As empresas implementam o Modelo MGPDI e são avaliadas posteriormente por um avaliador MGPDI, também credenciado pela SOFTSUL .

GUIAS

Modelo de referência
(MR-MGPDI)

GUIA GERAL

Modelo de avaliação
(MA-MGPDI)

GUIA DE AVALIAÇÃO

Modelo de negócio
(MN-MGPDI)

REGRAS DE NEGÓCIO

NOTÍCIAS

Curso/Prova Introdução ao MGPDI

 

Preencha seu cadastro: http://bit.do/fJFJP

 

COMUNICADO SOFTSUL/MGPDI 04/2020

C1/P1 MGPDI: Curso e Prova de Introdução ao MGPDI

Data: 18 e 19Nov2020 (4ª e 5ª feira) – Horário: 0830-1230h (total de 8 horas)

Modalidade: curso online (via Skype)

Instrutores: Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado – QualityFocus (instrutores e avaliadores líder credenciados no MGPDI)

Contato: Rosane Melchionna: rosane@softsul.org.br

Objetivo:

  • Estar apto a apoiar a implementação de um programa de melhoria da inovação MGPDI em uma organização; se for o caso, com apoio de um Consultor de Implementação credenciado MGPDI.
  • Entender o contexto de inovação e como ajudar a empresas a inovar.

 Conteúdo:

  • Apresentar o projeto MGPDI, incluindo seus objetivos e estrutura organizacional, com foco no MGPDI ® – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (aplicável a qualquer organização, independentemente do porte, tipo, atividade ou setor).
  • Apresentar o propósito e os resultados esperados dos 11 processos do MGPDI: COL – Gestão de Colaboração, CON – Gestão do Conhecimento, GOV – Governança de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, IDE – Gestão de Ideias, IND – Gestão de Indicadores, INO – Gestão de Inovação, PES – Gestão de P&D, PIN – Gestão de Propriedade Intelectual, POR – Gestão de Portfólio, PRO – Gestão de Projetos de PDI, RIS – Gestão de Riscos e Incertezas.
  • Apresentar os atributos de processo dos três perfis do MGPDI: I – Processos Executados, II – Processos Gerenciados e III – Processos Estabelecidos.
  • Apresentar a ferramentas de software SGPDI – Sistema de Gestão da PDI de apoio à implementação do MGPDI nas organizações e “Appraisal Assistant” usada nas avaliações.
  • Apresentar o sítio Web www.mgpdi.org.br – principal ferramenta de trabalho na gestão do projeto e de comunicação com a comunidade de prática do MGPDI.
  • Mostrar os passos para um profissional ser qualificado como Implementador, Avaliador e/ou Instrutor MGPDI.
  • Na hora final de cada curso C1 MGPDI é aplicada uma prova P1 MGPDI. Somente os aprovados (com nota igual ou superior a 7) receberão Certificado de Participação.

Outras informações:

  • Turmas: mínimo de 15, máximo de 25 inscritos.
  • Público-alvo: Profissionais interessados na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações que buscam inovar (administradores, técnicos, inclusive especialistas em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, gerentes, diretores e presidentes de empresas).
  • Pré-requisito: Não há pré-requisito para inscrição no C1/P1 MGPDI. Mas o C1/P1 MGPDI é um dos pré-requisitos para inscrição futura no C2/P2 MGPDI – Implementadores do MGPDI e C3/P3 MGPDI – Avaliadores do MGPDI.
  • Processo de seleção: Faz parte do processo de seleção neste C1 MGPDI o preenchimento e apreciação do seguinte cadastro no Google Drive: http://bit.do/fJFJP
  • Inscrição: R$ 0,00 (excepcionalmente, face à pandemia da Covid-19), somente daqueles que foram selecionados no processo de seleção.

® Marca Registrada no INPI pela SOFTSUL

 

Encontros MGPDI

A SOFTSUL está  a promovendo  Encontros MGPDI, uma série de encontros online relacionados com o tema da Gestão da Inovação.

 

O primeiro encontro foi uma Live sobre Avanços Tecnológicos versus Inovação, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2020, com a participação do Professor Luciano Döll, membro do Conselho do Instituto Döll e investidor em mais de 10 empresas ou startups e como Mediador, Renato Ferraz Machado, sócio proprietário da Qualityfocus e que faz parte da equipe técnica do MGPDI, como instrutor e avaliador.

Nesta Live, foram abordados os tipos de inovação nos dias atuais e os avanços tecnológicos como propulsores da inovação e as dificuldades e os desafios para as organizações e os instrumentos que podem ser úteis para alavancar a inovação nas empresas (MGPDI, Normas, Manuais, etc.).

A Live foi endereçada aos profissionais interessados no MGPDI (Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), que é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e práticas para orientar as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O MGPDI baseia-se em processos definidos nos modelos internacionais de inovação para atender a necessidade de implantar nas empresas de forma adequada os princípios da inovação, conforme as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores.

 

Para assistir a live clique no link:
https://www.instagram.com/tv/CFvA2lkFcr3/?igshid=12ds4dlfae6fo

 

 

 

SOFTSUL e SENAI Londrina apresentaram o painel Gestão da Inovação e Transformação Digital na RioInfo 2020

O RioInfo 2020 aconteceu pela primeira vez 100% on line, nos dias 15, 16 e 17 de setembro e a exemplo dos anos anteriores, a SOFTSUL apoiou este evento, que já é uma tradição há 18 anos.

Na edição deste ano da RioInfo, a SOFTSUL e o SENAI Londrina  promoveram o painel “Gestão da Inovação e Transformação Digital”, com José Antonio Antonioni, Diretor Presidente da SOFTSUL e Edenilson Rodrigues Burity, Consultor de Negócios do Instituto SENAI de Tecnologia da Informação e Comunicação. A moderadora do painel foi Cristina Ângela Filipack Machado, sócia da Quality Focus.

O Painel abordou temas como:
Por que é tão difícil inovar em empresas já consolidadas?
– Como conciliar processos e inovação já que existe um preconceito em relação a processo x inovação?
– Todos estão atrás de uma boa ideia, como faço para encontrá-la?
– Como posso transformar uma boa ideia em um negócio rentável?
– Como o MGPDI – Modelo de Gestão,Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação pode ajudar nestas questões?

O Painel Gestão da Inovação e Transformação Digital faz parte da Trilha Temática Formação, na programação da RioInfo 2020!!

 

Se você quer ver a gravação acesse  o link do google drive :

https://drive.google.com/drive/folders/1CVkajs01oj8sXL7NZDMwfmnJiqhSriVK

AGENDA


Fatal error: Call to undefined function get_field() in /home/softsul/www/mgpdin/wp-content/themes/mgpdi/index.php on line 175