Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


geral:termos_e_definicoes_do_mgpdi

Termos e Definições do MGPDI

Aqui você encontra a definição dos termos técnicos mais usados no MGPDI, também disponíveis no Guia Geral ou Modelo de Referência MR-MGPDI.

Abordagem (para um processo do MGPDI)

No contexto dos resultados esperados do MGPDI, abordagem corresponde à estruturação de um processo visando a sua melhoria contínua. Para cada Perfil do MGPDI, um conjunto de atributos da qualidade do processo (APs) devem ser satisfeitos para se atender a aquele Perfil, e esses atributos devem estar refletidos na abordagem utilizada para o processo. O termo abordagem faz parte do primeiro Resultado Esperado de todos os processos do MGPDI. Seus requisitos variam à medida em que a maturidade evolui. No Perfil I, a abordagem para um processo deve conter ao menos diretrizes gerais relacionadas ao processo, visando conseguir gerar os resultados esperados. No Perfil II, além destas diretrizes gerai, a abordagem deve conter ao menos um planejamento básico explícito, que inclua uma visão das partes e atividades envolvidas, distribuídas no tempo, com identificação e disponibilização de recursos (ferramentas, pessoas, dados, etc) necessários para a execução do processo. No Perfil III, além da necessidade de um planejamento básico explícito, a abordagem para o processo deve conter um processo padrão, que pode ser instanciado para situações específicas, se necessário.

Atributo de processo

Atributo de processo ou atributo da qualidade do processo é a propriedade mensurável de uma característica da qualidade do processo [ISO/IEC, 2015a].

Avaliação

Avaliação é uma determinação sistemática do grau de atendimento de uma entidade em relação aos critérios para ela estabelecidos [ISO/IEC, 2015a].

Capacidade de processo

Capacidade de processo é a caracterização da habilidade de um processo para atender aos objetivos de negócio atuais ou projetados [ISO/IEC, 2015c].

Característica de qualidade do processo

Característica de qualidade do processo é o aspecto mensurável da qualidade do processo; categoria de atributos de processo que são significativos na qualidade do processo [ISO/IEC, 2015a].

Dimensão do processo

Dimensão do processo é o conjunto de elementos de um modelo de avaliação de processo (PAM) explicitamente relacionado aos processos definidos em relevante(s) modelo(s) de referência de processo (PRM) [ISO/IEC, 2015a].

Dimensão da qualidade do processo

Dimensão da qualidade do processo é o conjunto de elementos de um modelo de avaliação de processo (PAM) explicitamente relacionado ao ‘framework’ de medição do processo para a característica de qualidade especificada [ISO/IEC, 2015a].

Estabelecido

Estabelecido no contexto dos resultados esperados do MGPDI, corresponde a definido, comunicado, mantido (quando necessário) e seguido (em uso, implementado).

Ideia

Ideia é a ação de representar mentalmente algo concreto, abstrato ou de qualquer natureza; resultado de um processo criativo.

Inovação

Inovação é a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas que não existiam anteriormente, ou que contenham alguma característica nova e diferente daquela em vigor até então. No caso de processos, inclui marketing, gestão de recursos humanos e modelos de negócios [ABNT NBR 16501, 2011].

Melhoria de processo

Melhoria de processo compreende as ações executadas para melhorar a qualidade dos processos da organização, alinhadas com as necessidades de negócio e com as necessidades das outras partes interessadas [ISO/IEC, 2015a].

Modelo de maturidade

Modelo de maturidade é o modelo derivado de um ou mais modelos de avaliação de processo (PAM) especificados, que identifica os conjuntos de processos associados com os níveis em uma escala especificada de maturidade do processo organizacional [ISO/IEC, 2015a].

Modelo de avaliação de processo

Modelo de avaliação de processo (PAM) é o modelo que tem como propósito a avaliação de características de qualidade específicas, baseadas em um ou mais modelos de referências (PRM) [ISO/IEC, 2015a].

Modelo de referência de processo

Modelo de referência de processo (PRM) é o modelo que compreende definições de processos, em um domínio de aplicação descrito em termos de ‘propósito’ e ‘resultados esperados’, junto com uma arquitetura que descreve o relacionamento entre os processos [ISO/IEC, 2015a].

Monitorado

Monitorado no contexto dos resultados esperados do MGPDI, corresponde ao acompanhamento da execução em relação ao planejado, com registro dos aspectos relevantes que foram acompanhados e tomada de ações, quando necessário. Nota: Quando for realizado o planejamento ou replanejamento, será necessário haver um monitoramento correspondente, visando garantir que o planejado está sendo realizado.

Perfil de processo

Perfil de processo é um conjunto de pontuação de atributos de processo para o processo avaliado [ISO/IEC, 2015a].

Processo

Processo é conjunto de atividades inter-relacionadas ou que interagem entre si para transformar entradas (inputs) em saídas (outputs) [ISO/IEC, 2015a].

Propósito do processo

Propósito do processo é o objetivo de mais alto nível da execução do processo e dos prováveis resultados [ISO/IEC, 2015a].

Resultado do processo

Resultado observável do atendimento bem-sucedido do propósito do processo [ISO/IEC, 2015a].

Unidade organizacional

Unidade organizacional é parte de uma organização que executa um ou mais processos que operam dentro de um conjunto coerente de objetivos de negócios e os quais formam a base do escopo de avaliação [ISO/IEC, 2015a].

geral/termos_e_definicoes_do_mgpdi.txt · Última modificação: 2021/03/12 08:43 (edição externa)