[gtranslate]

MGPDI

    O Modelo de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, MGPDI, foi desenvolvida pela SOFTSUL em 2008, inicialmente como uma metodologia, com recursos FINEP e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar (universidades, centros de pesquisa e instituições) na sua definição.
    Baseia-se em processos definidos nos modelos internacionais de inovação buscando atender a necessidade de implantar nas empresas os princípios da inovação, de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras e estando em consonância com as principais abordagens para definição, avaliação e gestão de produtos e serviços inovadores. Foi desenhada em concordância com a Lei de inovação e de modelos de análise de melhores práticas (MPSBR, TRIZ, CMMI, OSLO, PMI, RBS).

DÚVIDAS FREQUENTES

  • O que é o Modelo MDGPI ?
        O MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e melhores práticas que orientam as organizações na Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (I + D + i).
  • Qual é a finalidade do Modelo MGPDI ?
        Promover a inovação e melhorar continuamente os processos para a gestão da PDI nas organizações.
  • Que empresa pode adotar o Modelo MGPDI ?
        O MGPDI se aplica a empresas de qualquer atividade econômica e de qualquer tamanho.
  • De que é composto o Modelo MGPDI ?
        O MGDPI é composto de um modelo de referência (PRM – Process Reference Model), um modelo de avaliação (PAM – Process Assessment Model) e modelo de negócio.
        O Modelo de Referência MR-MGPDI é um conjunto de processos de inovação que orientam as organizações na execução prática da Inovação.
        O Modelo de Avaliação MA-MGPDI é um conjunto de processos de avaliação e foi definido em conformidade com os da Normas Internacionais ISO/IEC 33002 [ISO/IEC, 2015b].
        O Modelo de Negócios MN-MGPDI descreve as regras de negócio do Modelo MGPDI.
  • Como as empresas podem implementar e avaliar o Modelo MGPDI ?
        Através de um implementador MGPDI credenciado pela SOFTSUl. As empresas implementam o Modelo MGPDI e são avaliadas posteriormente por um avaliador MGPDI, também credenciado pela SOFTSUL .

GUIAS

Modelo de referência
(MR-MGPDI)

GUIA GERAL

Modelo de avaliação
(MA-MGPDI)

GUIA DE AVALIAÇÃO

Modelo de negócio
(MN-MGPDI)

REGRAS DE NEGÓCIO

NOTÍCIAS

Curso e Prova C1/P1 MGPDI, 18-19NOV2020

Em 18 e 19 de novembro de 2020, de 08:30-12:30h, Cristina Filipak Machado e Renato Ferraz Machado, da QualityFocus – avaliadores e instrutores do MGPDI (Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) ministraram o curso e prova C1/P1 – “Introdução ao MGPDI”, na modalidade online (Skype), com dois objetivos: estar apto a apoiar a implementação de um programa de melhoria da inovação MGPDI em uma organização; entender o contexto de inovação e como ajudar empresas a inovar.

Dezoito participantes do curso foram aprovados na prova. Veja o depoimento  de 14 deles:

  1. “Eu gostei muito do curso MGPDI. Ele foi muito instrutivo. O modelo fornece uma forma estruturada de se trabalhar com algo tão criativo e tão subjetivo que é a geração de ideias para Inovação. Fornece boas práticas para se avaliar o desempenho desse processo criativo com foco endereçado a resultados, para o produto final, para operação no Mercado. Transformar ideias em realidade!” Adriana Silveira de Souza, UFG e Estratégia TI, Goiânia/GO.
  2. “Foi uma excelente oportunidade para ter contato com um modelo consolidado para a implementação e avaliação da gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante o curso foi apresentado, com muito sucesso, como este modelo foi desenvolvido e como é sua implementação e avaliação nas organizações, além de chamar a atenção para pontos importantes para maior assertividade em uma cultura de inovação.” Alan Alexandre Oliveira, SESC PR, Curitiba/PR.
  3. “Parabéns à equipe de instrutores! Em tão pouco tempo conseguiram passar uma excelente visão do MGPDI e sua aplicação.” Amilto Francisquevis, ICI, Curitiba/PR
  4. “Excelente curso, com certeza irá contribuir na melhoria das nossas atividades nas organizações. Recomendo a todos envolvidos com inovação e projetos nas organizações!” Carla de Almeida Martins Basso, Unoesc, Chapecó/SC.
  5. “O MGPDI é um ótimo suporte para gestão da inovação nas empresas. O curso MGPDI C1P1 foi muito bom e claro, achei o método simples e eficaz. Recomendo fortemente e sobretudo agradeço a oportunidade de participar.” Denise Fanini Leite, Addelux, Curitiba/PR.
  6. “Agradeço à SoftSul a oportunidade de participar do curso introdutório ao modelo MGPDI (C1/P1 MGPDI). O curso abrangeu os processos essenciais para gestão de inovação. De forma simples e direta o modelo foi apresentado. A interação com outros participantes oportunizou um ambiente colaborativo para troca de experiências. Recomendo a todos os envolvidos em P&D.” Eliezer Dutra Gonçalves, UNIRIO e CEFET-RJ, Rio de Janeiro/RJ.
  7. “Excelente curso, trabalho com P&D e o curso agregou bastante em conhecimento, além de ser bem interessante. Obrigada mestres por conduzir o conteúdo com destreza.” Flavia Monique Fernandes Goulart, Axxiom, Belo Horizonte/MG.
  8. “Esses dois dias de curso foram bem produtivos e com bastante informação. O modelo é bem completo e possui todas as ferramentas para tornar a inovação parte do DNA da empresa.” Lucas de Assunção, Schalter, Porto Alegre/RS.
  9. “Excelente treinamento, com conteúdo bem documentado, instrutores muito experientes, com atividades práticas que auxiliaram na fixação dos conceitos. Parabéns à Softsul pela iniciativa e pelo excelente trabalho com o MGPDI.” Marco Antonio Carvalho, Matza, São Paulo/SP.
  10. “O curso permite uma visão integrada dos processos do modelo MGPDI. Muito bom!” Maria Teresa Villalobos Aguayo, PUCP, Lima/Peru.
  11. “Gratidão pela oportunidade de participar do Curso MGPDI C1P1. Nestes dois dias foi possível conhecer e entender a abrangência do modelo MGPDI e suas ferramentas. Excelente a ideia do Guia de Implementação em formato Wiki, permitindo interação colaborativa e sua evolução. Agregou bastante por que trabalho com projetos de P&DI.” Milka Romão Bezerra Palheta, Creathus Instituto de Tecnologia da Amazônia, Manaus/AM.
  12. “O Curso MGPDI no formato online foi muito bom pois possibilitou o acesso ao conhecimento na forma distribuída. Parabéns pela iniciativa dos organizadores.” Paulino Wagner Palheta Viana. Faculdade FUCAPI, Manaus/AM.
  13. “Achei muito interessante o curso MGPDI e o formato dos guias e demais instrumentos utilizados. Certamente, este é um modelo de inovação inovador!” Rafael Rodrigues Godoy, Axxiom, Belo Horizonte/MG.
  14. “O MGPDI oferece uma referência estruturada para implementação de programas de inovação em qualquer empresa, independente de porte ou nicho de mercado. De forma muito clara, possibilita o entendimento das etapas evolutivas e, principalmente, apoia efetivamente como evidenciar inovação entregando valor ao seu mercado.” Renata Marins de Sá, Integralidade, Curitiba/PR.
Encontros MGPDI

Dando continuidade aos Encontros MGPDI será realizada mais esta Live, dia 29 de outubro de 2020, às 17 horas:

 

——>  Como fazer Inovação & Transformação Digital nas organizações, na prática?

 

——>  Os principais benefícios da Inovação & Transformação Digital para as empresas.

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/live-beneficios-da-inovacao-e-da-transformacao-digital__1018613

AGENDA

CONTATO

PARCEIROS